Texto  
 
 
 
Albuquerque foi top 10 nas duas qualificações da A1 GP na África do Sul  
2008-02-23  
As corridas da A1 GP na África do Sul que decorre este fim-de-semana no circuito urbano de Durban marcam a estreia de Filipe Albuquerque nesta competição em representação da equipa portuguesa. Hoje, as duas sessões de qualificação com vista à ‘sprint race’ e ‘feature race’ que irão ter lugar amanhã correram dentro dos objectivos previstos, com o jovem piloto de Coimbra a garantir o 10º e 9º lugares da grelha para as duas corridas respectivamente. No entanto, ficou a sensação que poderia ter feito melhor, especialmente no primeiro cronometrado.

A terceira e última sessão de treinos livres não foi totalmente profícua para Albuquerque devido às inúmeras situações de bandeiras amarelas e/ou vermelhas, o que não lhe permitiu rodar na totalidade do tempo disponível. Algo importante para quem se está a familiarizar com esta nova realidade desportiva.

Assim, parte para as qualificações uma vez mais, e ainda, em situação de habituação ao Lola Zytec e também ao Circuito: “Para além de que foi nesta altura que pela primeira vez rodei com pneus novos. Uma novidade para mim, especialmente porque as borrachas aderem de forma brutal. Consegui a 10ª posição (1.19.224), mas fui prejudicado devido a bandeiras amarelas na altura em que ia fazer a minha volta. Não fiquei satisfeito com a prestação”, explicou Albuquerque.

No segundo treino, com vista à grelha para a ‘feature race’, Albuquerque sentiu que o seu desempenho foi muito melhor, com o crono a demonstrar isso mesmo. Registou pela primeira vez, durante todo o fim-de-semana, o seu tempo no segundo 18, com 1.18.257: “Correu bastante melhor, melhorei em cerca de um segundo o meu tempo face ao treino anterior. Penso que para estreia, acabou por ser bastante razoável”, disse.

Com lugares no top 10 nas qualificações, Filipe Albuquerque vai lutar por terminar as corridas o melhor classificado possível: “Vou dar o meu melhor para recuperar posições. No entanto, não será tarefa fácil, pois num circuito citadino, as ultrapassagens são sempre complicadas. Somar o maior número de pontos possíveis é o principal objectivo”, concluiu.
Resultados da Qualificação “Sprint Race’:
1º Canadá – Robert Wickens – 1.18.150
2º Brasil – Bruno Junqueira a 0.018
3º Nova Zelândia – Jonny Reid a 0.079
….
10º Portugal - Filipe Albuquerque a 1.074

Resultados da Qualificação ‘Feature Race’
1º Suíça – Neel Jani – 1.17.698
2º Canadá – Robert Wickens a 0.122
3º Nova Zelândia – Jonny Reid a 0.192
….
9º Portugal – Filipe Albuquerque a 0.562
 
 
   
 
 
     
 
 
 
 
 
Copyright PNC 2007-2020 Implementação: B-Way   Programação: AltoDébito