Texto  
 
 
 
ASM COM BOM ARRANQUE NO CAMPEONATO GT ESPANHOL  
2005-04-17  
Cumpriram-se hoje as duas primeiras corridas do Campeonato de Espanha de GT, competição onde alinham as formações da ASM Team Racing for Portugal. O Circuito de Jarama, em Madrid, foi o palco desta ronda inaugural e as equipas portuguesas voltaram a mostrar toda a sua competitividade e garra conseguindo resultados de grande valia. Ao garantirem todos os lugares do pódio nas duas corridas, no que aos GTB diz respeito, as duplas Fernando Espírito Santo/Ricardo Bravo (GTB - Corrida 1 - 2º; Corrida 2 – 1º GTB), Pedro Bastos/Miguel Cristóvão (GTB - 1º/3º), e João Terenas/Carlos Peres (3º/2º) lideram por esta ordem a categoria. Na classe rainha, a GTA, as cores da ASM também brilharam. Depois de um azar na primeira corrida, que relegou a dupla Miguel Amaral/Pedro Couceiro para a derradeira posição, o 3º lugar, 3º também na classe, na segunda tirada demonstrou toda a competitividade da formação na luta pelos melhores lugares das corridas e também no campeonato.

Na classe GTA, Miguel Amaral e Pedro Couceiro tiveram sortes distintas nas duas corridas. Na primeira corrida, Pedro Couceiro entregou o carro a Miguel Amaral na 4ª posição mas um pião na 21ª volta relegou-os para a última posição. Na origem deste incidente terá estado, segundo Pedro Couceiro “alguns problemas de travões que tivemos desde o início da corrida. Para a segunda tivemos de fazer algumas alterações no carro, em termos de afinações de suspensões e travagem e com isso conseguimos andar sempre no grupo da frente”. O resultado estava feito e havia agora que pensar na segunda corrida, colocando para trás das costas esse percalço. E foi isso mesmo que aconteceu. Fazendo uma prova plena de determinação, a dupla conseguiu um brilhante 3º lugar da classificação geral, sendo 3º entre os GTA, resultado que mantém em aberto as suas aspirações no campeonato. De referir que de momento as classificações desta corrida são ainda provisórias, pois uma alegada irregularidade na troca de pilotos da equipa que se colocou na 2ª posição poderá mesmo significar que Amaral e Couceiro sejam dados como segundos, já que a penalização a aplicar nestas situações (25 segundos) fará com que passem à frente do Marcos Lm de Euser/Villaroel.

Em termos de GTB, a segunda corrida apenas confirmou o que se havia passado na primeira: o domínio total das três equipas do ASM Team Racing for Portugal. As posições finais alteraram-se mas o resultado demonstra claramente que foram estas as duplas que assumiram o protagonismo do fim-de-semana em Madrid. Saindo da 10ª posição da grelha de partida, Ricardo Bravo cedo se colocou na sexta posição da geral, líder entre a classe GTB, posição que ocupava na altura em que o safety car entrou em pista. Ricardo entregou então o Porsche 996 GT3 Cup a Fernando Espírito Santo que até final se limitou a conservar a sua posição, defendendo os “ataques” de Carlos Peres (que tinha tomado o lugar de João Terenas no Porsche 996 GT3 Cup com o nº 23) garantindo assim a primeira posição na classe, posto que reflecte a primeira posição em termos de Campeonato de Espanha de GT (GTB). João Terenas/Carlos Peres fizeram também uma excelente corrida ficando na frente da outra dupla portuguesa, Pedro Bastos/Miguel Cristóvão.

A boa prestação dos pilotos da ASM Team Racing for Portugal teve início logo na primeira corrida, 27 voltas aos 3,858 quilómetros do traçado madrileno. O domínio dos pilotos da formação liderada por António Simões foi evidente e o pleno no pódio da categoria GTB atesta bem da supremacia evidenciada na classe. A dupla Pedro Bastos/Miguel Cristóvão largou da 11ª posição, com Bastos ao volante, e mercê de uma prova que primou pela regularidade e pela rapidez viria a terminar num excelente 6º lugar da classificação geral, vencendo entre os GTB. Na segunda posição dos GTB, 7º da Geral, viria a ficar o duo formado por Fernando Espírito Santo/Ricardo Bravo, seguidos por João Terenas/Carlos Peres, que com o oitavo lugar na corrida, terceiro no que diz respeito à categoria GTB, preenchiam a totalidade dos lugares do pódio da classe.

CLASSIFICAÇÕES:
1ª Corrida: 1º Escuderia Bengala – Manuel Gião/Lucas Guerrero (Mosler MT900R), 27 voltas em 45m53,934s; (...) 6º/1º GTB - ASM Team Racing for Portugal – Pedro Bastos/Miguel Cristóvão (Porche 996 GT3 Cup), a 1m31,81s; 7º/2º GTB – ASM Team Racing for Portugal – Fernando Espírito Santo/Ricardo Bravo (Porsche 996 GT3 Cup), a 1 volta; 8º/3º GTB – ASM Team Racing for Portugal – João Terenas/Carlos Peres (Porsche 996 GT3 Cup), a 1 volta (...) 26º/14º GTA – Miguel Amaral/Pedro Couceiro (Porsche GT3 RSR), a 6 voltas.

2ª Corrida (classificação provisória): 1º Giannocaro Gianbattista/Pier Guidi Alessandro (Ferrari 360 Modena), 27 voltas em 43m50,896s; (...) 3º/3º GTA – Miguel Amaral/Pedro Couceiro (Porsche GT3 RSR), a 15,342s; (...) 10º/1º GTB – Fernando Espírito Santo/Ricardo Bravo (Porsche 996 GT3 Cup), a 1 volta; 11º/2º GTB – João Terenas/Carlos Peres (Porsche 996 GT3 Cup), a 1v; 12º/3º GTB – Pedro Bastos/Miguel Cristóvão (Porsche 996 GT3 Cup), a 1v.
 
 
   
 
 
     
 
 
 
 
 
Copyright PNC 2007-2020 Implementação: B-Way   Programação: AltoDébito