Texto  
 
 
 
Filipe Albuquerque brilhante na China  
2008-04-13  
Melhor teria sido impossível. Filipe Albuquerque esteve ao seu melhor nível este fim-de-semana em representação da equipa portuguesa da A1 GP. Se os resultados na qualificação já tinham impressionado, as corridas viriam novamente a ser brilhantes com o piloto português a ser protagonista em ambas. Foi terceiro classificado na ‘sprint race’ e segundo na ‘feature race’. O melhor fim-de-semana da época da equipa portuguesa.

Foi a terceira vez que Albuquerque esteve em representação da A1 GP Team Portugal, somando em seis corridas, três subidas ao pódio (2 terceiros lugares e 1 segundo lugar), resultados que demonstram as excelentes qualidades do jovem piloto português. Falta apenas mais uma jornada para o final da época, em Brands Hatch e uma vez mais, Filipe Albuquerque vai querer mostrar porque é considerado um dos melhores pilotos portugueses da actualidade.

A primeira corrida deste fim-de-semana foi a ‘sprint race’ com o piloto de Coimbra a largar da segunda posição da grelha: “Fiz um mau arranque e isso custou-me caro, perdi uma posição. Tentei depois conseguir recuperar o lugar perdido, fiz várias tentativas de ultrapassagem, mas não fui bem sucedido. Mas subir ao pódio, foi igualmente um excelente resultado”, disse.

A ‘feature race’ viu Filipe Albuquerque brilhar: “Mesmo que não tenha corrido novamente bem o arranque. Voltei a perder uma posição. Mas mantive sempre o pensamento na vitória”, referiu. Rapidamente se colou à traseira do carro da Índia tendo feito uma ultrapassagem exemplar ao ex-piloto de F1, Narain Karthikeyan. “Depois procurei rodar o mais rápido que me era possível para chegar perto dos pilotos da frente. Na segunda paragem nas boxes, a equipa fez um excelente trabalho e consegui subir uma posição, passando para o segundo posto. Fui rondando de tal forma rápido que cheguei mesmo a fazer a volta mais rápida da corrida, mas não consegui chegar perto do carro dos EUA que estava realmente muito longe de mim”, explicou.

Apesar do fim-de-semana ter sido exemplar, Albuquerque não esconde alguma frustração face aos arranques: “Foi um fim-de-semana ‘não’ nas partidas. Há dias assim. Mas acho que depois consegui compensar tudo em corrida. Estou muito satisfeito por ter conseguido dar à equipa portuguesa estes resultados. Agora já só penso no fim-de-semana de Brands Hatch, que acredito vá ser tão proveitoso como este”, concluiu Filipe Albuquerque.

Resultados da ‘sprint race’:
1º Neel Jani – Suíça
2º Robert Wickens – Canadá
3º Filipe Albuquerque – Portugal


Resultados da ‘feature race’:
1º Jonathan Summerton – EUA
2º Filipe Albuquerque – Portugal
3º Adam Carroll - Irlanda
 
 
   
 
 
     
 
 
 
 
 
Copyright PNC 2007-2020 Implementação: B-Way   Programação: AltoDébito