Texto  
 
 
 
PAIS DO AMARAL A SOLO CONSEGUE UM 10º. E UM 9º. LUGARES ENTRE OS GTB  
2001-05-27  
O piloto português Miguel Pais do Amaral, em Porsche 996 GT3, obteve hoje, domingo, um 10º. e um 9º. lugares da categoria GTB na segunda jornada do 3º. Campeonato de Espanha de GTs, que este fim-de-semana se disputou no circuito de Valência. Ambas as corridas foram ganhas pela dupla espanhola Javier Diaz Mata-Polo Villaamil, que dividem entre si os comandos de um Ferrari 360 Modena Challenge.
O piloto-empresário da Comunicação Social portuguesa acabou, assim, por ter um comportamento francamente positivo nesta prova, em que, excepcionalmente, participou a solo, devido à ausência de Pedro Couceiro, seu companheiro de equipa, que à mesma hora alinhou numa corrida pontuável para a Porsche Supercup, no Mónaco. “Foi um grande desafio pessoal alinhar em duas corridas praticamente seguidas nestas circunstâncias, mais a mais competindo com uma série de pilotos profissionais e debaixo de temperaturas que rondaram os 35 graus centígrados. De qualquer forma, foi uma boa experiência para o futuro e estou satisfeito com os resultados conseguidos”, disse, no final, Miguel Pais do Amaral, que na segunda corrida se cotou mesmo como o melhor participante a solo, graças ao seu 17º. posto na tabela classificativa geral, que ordena os concorrentes das duas categorias (GTA e GTB) admitidas na competição.
Na primeira corrida, Pais do Amaral, que largara do 10º. lugar da grelha de partida, ainda chegou a rodar na 8ª. posição, mas um pião, à nona volta, fê-lo cair dois lugares, vindo a terminar na mesma situação em que havia começado, embora a uma volta dos espanhóis triunfadores.
A segunda corrida, porém, correu-lhe melhor. Tendo saído do mesmo 10º. lugar da \"grelha\", efectuou duas ultrapassagens durante a primeira volta, no final da qual ocupava o 8º. posto. Mais à frente, foi suplantado por um adversário vindo de trás e quando entrou nas boxes, para cumprir uma paragem obrigatória a que estão sujeitos, nos termos do regulamento da competição, os pilotos a solo, era ainda 9º. classificado. Tal paragem nas boxes custou-lhe dois lugares, mas Miguel Pais do Amaral, sem nunca se desconcentrar, conseguiu recuperar o tempo perdido, finalizando a sua segunda participação em provas do Campeonato de Espanha de GT com a 9ª. posição entre os concorrentes da categoria GTB, a uma volta dos vencedores..
Relativamente à classificação geral, os louros, nas duas corridas, foram para a dupla Carlos Palau-Alberto Castelló, ao volante de um Saleen Ford S7R, que tiraram partido do facto de sairem da pole position em ambas e lideraram do princípio ao fim das 27 voltas à pista valenciana.
Quanto aos outros pilotos portugueses envolvidos no mais importante campeonato de velocidade do país vizinho, todos eles a competir com modelos Porsche 911 da categoria GTA, refira-se o comportamento meritório dos irmãos Manuel e Pedro Mello Breyner (4ºs. classificados na primeira corrida e 6ºs. na segunda). Ni Amorim, que faz dupla com o espanhol Juan Jose Abia de La Torre, ficou-se pela 7ª. posição na corrida inicial, vindo a desistir, quando o seu colega de equipa estava ao volante, na segunda. Por seu lado, Manuel Monteiro, um português radicado em França, teve de se contentar com o 21º. e o 8º. lugares, equivalentes ao último posto entre os GTA, na primeira e na segunda corridas, respectivamente.
A próxima prova do Campeonato de Espanha de GTs está marcada para o autódromo Fernanda Pires da Silva, no Estoril, e irá realizar-se nos dias 7 e 8 de Julho.

Classificações da categoria GTB:

Primeira corrida — 1º. Javier Diaz Mata-Polo Villaamil (Ferrari 360 Modena), 26 voltas em 47m08,452s, à média de 132,535 km/h; 2º. Victor Fernandez-Javier Mora (Lamborghini Diablo SV), 47m15,795s; 3º. Luis C. Maurel-Javier Arenas (Porsche 993 Cup RSR), 47m15,979s; … 10º. Miguel Pais do Amaral (Porsche 996 GT3), a uma volta. (Classificados mais quatro concorrentes da categoria).

Segunda corrida — 1º. Javier Diaz Mata-Polo Villaamil (Ferrari 360 Modena), 26 voltas em 47m24,445s, à média de 131,790 km/h; 2º. Francesc Gutierrez Agui-Jose Maria Roger (Ferrari 360 Modena), 47m29,993s; 3º. Manuel Cerqueda-Luis Perez Sala (Ferrari 360 Modena), 47m35,321s; … 9º. Miguel Pais do Amaral (Porsche 996 GT3), a uma volta. (Classificados mais seis concorrentes da categoria).
 
 
   
 
 
     
 
 
 
 
 
Copyright PNC 2007-2020 Implementação: B-Way   Programação: AltoDébito