Texto  
 
 
 
PEDRO COUCEIRO FORÇADO A DESISTIR À ENTRADA PARA A SEGUNDA VOLTA  
2001-05-27  
O piloto português Pedro Couceiro foi obrigado a uma desistência prematura na quarta corrida da temporada da Porsche Supercup, disputada hoje, domingo, no exigente circuito urbano de Monte Carlo, no âmbito do programa do Grande Prémio do Mónaco de Fórmula 1. O infortúnio bateu à porta do único representante luso na competição à entrada para a segunda das 16 voltas da prova, numa altura em que Couceiro, que havia saído do 9º. lugar da grelha de partida, seguia na 8ª. posição. Confirmando o favoritismo que lhe era atribuído, o grande dominador da jornada monegasca foi o francês Stéphane Ortelli, que à pole position juntou a vitória e a volta mais rápida na corrida.
“Ia num grupo muito compacto e não tive qualquer hipótese de evitar o carro do Oliver Mathai, que se atravessou na minha frente, em pião, no seguimento de uma travagem forte do Philipp Peter, que estava a defender o 6º. posto. Gosto imenso de correr no Mónaco, mas nesta pista situações destas acarretam, normalmente, o abandono. Lamento imenso, porque, depois de uma falha de travões me ter \'proporcionado\' uma das batidas mais fortes de toda a minha carreira, na primeira sessão de treinos, para a corrida tinha o carro em óptimas condições. E já tinha sobrevivido à primeira volta...”, declarou, desgostoso, Couceiro, no final da sua atribulada 34ª. prova na Porsche Supercup, em quatro anos. Para além da desistência do português, a manobra de Peter custou ao próprio piloto austríaco e a Mathai o fim antecipado das respectivas corridas.
Porém, apesar de o seu estado de espírito não ser, compreensivelmente, o melhor, o piloto lisboeta destacou aos jornalistas o facto de “estar com um bom carro”, o que lhe dá garantias para as próximas jornadas, “independentemente de estar em 12º. no campeonato” com apenas duas pontuações, em quatro possíveis. “A Porsche Supercup está disputadíssima e o facto de eu ter 23 pontos no fim da quarta prova ainda não quer dizer nada”, sossegou o representante luso no “campeonato monomarca mais competitivo do mundo”. Nesta corrida, acrescentou, desistiram tantos concorrentes que “continua tudo em aberto”, quando, em anos anteriores, “já se começavam a fazer contas” por esta altura. “Tenho 23 pontos e estou a menos de uma vitória, que rende 20 pontos, do Ralf Kelleners, o meu colega de equipa, que segue em 5º.”, constatou.
Na verdade, para além do português abandonaram mais sete dos 24 participantes na corrida monegasca, o que contribuiu para um top ten com alguns nomes pouco habituais na primeira metade da tabela classificativa e algumas surpresas. É o caso, por exemplo, de Marco Werner, 10º. colocado na grelha de partida, ao lado de Couceiro, que aproveitou as incidências da corrida da melhor forma, vindo a terminar na 3ª. posição, ainda que a mais de 20s de Ortelli, e de Jonathan Cochet, campeão francês de Fórmula 3 em título e piloto de testes da Prost Grand Prix, que efectuou no Mónaco, como VIP convidado da Porsche, a sua primeira corrida em carros de turismo, a qual terminou no 6º. posto.
A próxima corrida da Porsche Supercup está marcada para o circuito alemão de Nürburgring, no próximo dia 24 de Junho, integrada no programa do Grande Prémio da Europa de F1.

Classificações:

Corrida — 1º. Stéphane Ortelli, 16 voltas em 28m02,947s, à média de 115,340 km/h; 2º. Wolf Henzler, a 1,705s; 3º. Marco Werner, a 20,550s; 4º. Michel Neugarten, a 25,024s; 5º. Sinisa Kosutic, a 25,628s; 6º. Jonathan Cochet, a 25,935s; 7º. Tim Bergmeister, a 27,176s; 8º. G. Anapoli, a 41,955s; 9º. Jamie Hunter, a 43,067s; e 10º. George Frazier, a 1m04,050s. (Classificaram-se mais seis concorrentes).

Campeonato — 1º. Marco Werner (Infineon Technologies/Team Farnbacher), 63 pontos; 2º. Stéphane Ortelli (Metabox Racing/Team Kadach), 54; 3º. Wolf Henzler (Carsport Supercup Team Swiss), 49; 4º. Jörg Bergmeister (Infineon Technologies/Team Farnbacher), 41; 5º. Ralf Kelleners (PZ Rhein-Oberberg), 32; … 12º. Pedro Couceiro (PZ Rhein-Oberberg), 23.

 
 
   
 
 
     
 
 
 
 
 
Copyright PNC 2007-2020 Implementação: B-Way   Programação: AltoDébito