Texto  
 
 
 
PORTUGUESES EM 3º LUGAR NO GT ESPANHOL  
2004-11-15  
Disputou-se este fim de semana no Circuito da Catalunha, Barcelona, a última ronda do campeonato espanhol de GT.

No mais disputado evento do ano, cerca de 50 carros inscritos e uma assistência a rondar as 30 mil pessoas, a dupla Portuguesa Miguel Pais do Amaral e Pedro Couceiro, dividiu o Porsche GT3 RS assistido pela ASM e depois de uma excelente prova, conseguiu os pontos necessários para manterem o terceiro lugar geral do campeonato.

De facto, apesar de terem partido para a prova de Barcelona na frente do grupo que disputava o último lugar do Podium do campeonato GT, Amaral e Couceiro sabiam das enormes dificuldades com que se iriam deparar.

Assim, após umas qualificações muito disputadas, a dupla lusa empregou uma estratégia que viria a revelar-se “ganhadora”.

“Éramos precisamente 4 as equipas com pretensões ao terceiro lugar final. A diferença pontual era mínima e o andamento nas qualificações foi também revelador de um grande equilíbrio. Adoptamos uma estratégia diferente dos nossos mais directos adversários e isso veio a mostrar-se determinante”, afirmou Couceiro no final da prova.

A prova, que como é habitual no último evento, teve uma maior duração (em vez das duas provas por fim de semana realizou-se uma prova única com cerca de 300 Km), seria marcada pela enorme competitividade e pela definição dos 3 lugares finais do campeonato.

E se a luta pela vitória no campeonato entre o Mosler dos ingleses Balfe/Taylor e o Marcos dos espanhóis De Castro/Burgueno marcou grande parte da prova, poder-se-á dizer que o último lugar do Podium o foi tanto ou mais.

4 equipas separadas por somente 11 pontos, 60 pontos em jogo e um nível de andamentos muito semelhante fez com que a incerteza fosse dominante desde a primeira das 60 voltas.

Uma paragem bastante cedo para troca de pilotos e reabastecimento por parte de Amaral e Couceiro viria a revelar-se como a “grande aposta”, pois no final da primeira hora (cerca de 30 voltas) a equipa nacional era terceira classificada, chegando mesmo a liderar a corrida.

No final da competição, Pais do Amaral e Couceiro perderiam uma posição para o Viper da equipa francesa Zangarelli/Hernández, mas tal não os afectaria pois a dupla gaulesa não estava na luta por qualquer posição no campeonato.

Os Portugueses veriam, assim, o seu grande objectivo atingido.
3º Lugar no Campeonato Espanhol de GT

“Fomos terceiros classificados num campeonato muito disputado. Ganhámos no Estoril, tivemos mais 5 terceiras posições e sempre que terminámos fizemo-lo entre os cinco primeiros classificados. Foi uma grande época”, terminou Couceiro.


Classificação Circuito da Catalunha

Primera parte (30 voltas):

1º. De Castro/Burgueño (Marcos LM 600), 57’11.415
2º. Balfe/Taylor (Mosler MT900R), 57’21.998
3º. Amaral/Couceiro (Porsche GT3 RS), 58’20.126
4º. Villalba/Gutiérrez (Porsche GT3 RS), 58’33.235
5º. Zangarelli/Hernández (Chrysle Dodge Viper GTR-S), 58’33.821
6º. Monzón/Case (Ferrari 360 Modena N GT), 58’36.504
7º. Mello Breyner/Mello Breyner (Porsche 911 GT2), 58’44.383
8º. Bleynie/Lagniez (Chrysler Dodge Viper GTR-S), 58’52.103
9º. Makowiecki/Dedours (Chrysler Dodge Viper GTR-S) (29v), 59’03.452
10º. Díez Villarroel/Saldaña (Porsche GT3 RS) (29v), 57’14.941

Final (60 voltas):

1º. De Castro/Burgueño (Marcos LM 600), 1.56’04.623
2º. Balfe/Taylor (Mosler MT900R), 1.56’07.091
3º. Zangarelli/Hernández (Chrysle Dodge Viper GTR-S), 1.57’15.448
4º. Amaral/Couceiro (Porsche GT3 RS), 1.57’27.463
5º. Monzón/Case (Ferrari 360 Modena N GT), 1.57’35.368
6º. Makowiecki/Dedours (Chrysler Dodge Viper GTR-S) (59v), 1.56’11.397
7º. Díez Villarroel/Saldaña (Porsche GT3 RS) (59v) 1.56’16.729
8º. Nevoa/Ermolli (Ferrari 360 Modena N GT) (59v) 1.57’17.234
9º. Cerqueda/Perez Sala (Ferrari 360 Modena Challenge), (58v), 1’56’17.607
10º. Baroh/Van Zoest (Ferrari 360 Modena N GT) (58v), 1’56’27.240.


Classificação Final Campeonato Espanhol GT

1º Balfe/Taylor ((Mosler MT900R) – 264 pontos
2º De Castro/Burgueno (Marcos LM 600) – 263 pontos
3º Pais do Amaral/Couceiro (Porsche GT3 RS) – 173 pontos
4º Cerqueda/Perez Sala (Ferrari 360 Modena) – 143 Pontos
5º Villalba/Gutierrez (Porsche GT3 RS) – 138 pontos
 
 
   
 
 
     
 
 
 
 
 
Copyright PNC 2007-2020 Implementação: B-Way   Programação: AltoDébito