Texto  
 
 
 
Parente ascende à vice-liderança do campeonato  
2008-07-21  
Um segundo e um terceiro lugar foi o balanço da participação de Armando Parente na quarta jornada do calendário da Formula ADAC Masters que, este fim-de-semana, se realizou em Assen (Holanda). Um excelente conjunto de resultados, que guindou o jovem piloto nacional de apenas 19 anos à vice-liderança de uma competição que foi determinante para nomes como Ralf Schumacher, Nico Rosberg, Sebastian Vettel, Timo Glock, Christian Klien e Adrian Sutil na ascensão até à Fórmula 1.

Faz parte da mais recente geração de pilotos nacionais que sonha com a disciplina máxima do desporto automóvel mundial e apesar do apelido poder ser associado a outro português que, em função da sua idade, está numa fase mais avançada da sua carreira, a verdade é que, em comum, tem apenas o apelido (ainda que sem laços familiares) e o facto de também fazer ecoar o hino nacional nos mais importantes circuitos internacionais.

Para o jovem lisboeta, de apenas 19 anos de idade, este fim-de-semana fica, definitivamente, marcado pela dupla estreia no pódio. Uma proeza no sentido lato do termo, já que foi realizada à quarta jornada do calendário, daquela que é a primeira época de Armando Parente em monolugares.

Depois do segundo lugar conquistado na corrida da véspera – na primeira corrida disputada à chuva! – o piloto nacional foi hoje o terceiro classificado a cortar a linha de meta na pista holandesa de Assen. “Talvez tenha sido uma das melhores provas da minha carreira”, assume. “Como nas primeiras voltas o ´safety-car´ esteve em pista, tive apenas sete voltas para tentar recuperar desde a sexta posição. Para o conseguir, tive de efectuar três ultrapassagens verdadeiramente no limite e em condições de aderência nada fáceis, uma vez que estava a correr com pneus de chuva e a pista tinha entretanto secado”.

Daí que o terceiro lugar tenha tido “um significado muito especial”, reconhece Armando Parente, “até porque os primeiros classificados do campeonato ficaram em posições bastante modestas, o que me permitiu ascender à vice-liderança”. Apesar do primeiro classificado ter sido o único que trocou os pneus de chuva por “slicks”, o jovem piloto nacional admite “que cheguei a pensar nessa possibilidade, mas como os meus adversários directos estavam tão atrasados, não me competia a mim arriscar.

Com mais esta demonstração de talento e rara maturidade, Armando Parente está na luta pelo título da Formula ADAC Masters – uma competição que se tem distinguido pelo número de pilotos que já “levou” até à Fórmula 1 – e tudo isto na época de estreia em monolugares do português.

A Formula ADAC Masters está de regresso a 16 e 17 de Agosto, com a pista alemã de Nürburgring a ser o palco da quarta jornada do calendário da competição.

 
 
   
 
 
     
 
 
 
 
 
Copyright PNC 2007-2020 Implementação: B-Way   Programação: AltoDébito