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Equipa Portuguesa treina no Estoril para o Campeonato Espanhol de GTs  
2001-03-19  
Os pilotos Pedro Couceiro e Miguel Pais do Amaral acham-se em condições de “lutar por um lugar no pódio” da sua categoria nas 11 corridas do Campeonato de Espanha de GTs, em que irão participar este ano repartindo o volante de um Porsche 911 GT3 do team DDO, do piloto francês Dominique Dupuy. A opinião foi partilhada por ambos, no final da primeira sessão de treinos de preparação da temporada, e assenta no “profissionalismo da equipa” em que se integram, na “qualidade e bom nível de preparação do carro” e na “constante progressão de tempos” que tanto um como outro registou ao longo dos dois dias em que rodaram no autódromo Fernanda Pires da Silva, no Estoril.
Durante o fim-de-semana, a primeira dupla 100 por cento portuguesa a alinhar no campeonato de GTs do país vizinho esteve na pista do Estoril para conhecer melhor o carro, inscrito na categoria GTB, com que se irá apresentar já na primeira jornada (dupla) da competição, aprazada para o circuito de Jarama, nos arredores de Madrid, a 5 e 6 de Maio. No final, os dois pilotos expressaram aos jornalistas a sua “confiança no futuro” do projecto, pois “estão reunidas as condições para uma participação bem sucedida”, como assinalou Pedro Couceiro. “O Porsche da DDO é bastante bom e pode ainda melhorar num ou noutro aspecto, mas está ao nível dos melhores GTB que correm em Espanha”, justificou.
Trata-se de um carro idêntico àquele com que Couceiro corre, desde 1998, na Porsche Supercup, sendo capaz de atingir 370 cavalos de potência, às 7.200 rotações. A diferença mais sensível, segundo o piloto lisboeta, está nos pneus: “Os Dunlop que se usam no país vizinho são mais duros do que os Pirelli da Supercup, o que se percebe se se atender ao facto de as corridas em Espanha serem de maior quilometragem do que as provas tipo sprint, com cerca de meia hora de duração, que fazemos no campeonato monomarca da Porsche”.
Embora tenha referido que “os tempos, para já, não são o nosso principal objectivo”, Couceiro adiantou que é um “indicador encorajador” ter levado apenas 1m45s a percorrer os 4,190 metros da pista do Estoril, marca a que conseguiu chegar, já no final da sessão, depois de ter feito várias voltas “muito certinhas, na casa do segundo 46”, ao longo do segundo e último dia de trabalho.

• PAIS DO AMARAL: “CARRO INTERESSANTE”
Por seu lado, Miguel Pais do Amaral, que se sentou pela primeira vez aos comandos do Porsche 911 GT3, achou o carro “muito interessante” e “bastante diferente” de tudo quanto havia pilotado até aqui. Reconheceu, no entanto, que “é muito sensível a curvar” e que vai ter de “trabalhar muito” para se aproximar dos tempos efectuados pelo seu colega de equipa.
Seja como for, adiantou o presidente do grupo Media Capital, “a equipa do Dominique Dupuy parece-me extremamente profissional e o Pedro Couceiro está à-vontade com o Porsche. O único amador neste projecto sou eu, mas estou esperançado em fazer melhor à medida que for ficando familiarizado com o carro e com as pistas. Nessa altura, acho que podemos aspirar a um resultado de relevo, incluindo o pódio. Porém, não conheço a concorrência e só depois das primeiras corridas me poderei pronunciar com conhecimento de causa”.
Nestes primeiros treinos de pré-temporada, os dois pilotos procuraram, principalmente, conseguir os melhores compromissos, em termos de acerto do carro, para enfrentarem com confiança as 11 corridas do campeonato, uma das quais terá uma distância superior a 200 quilómetros. As restantes 10, sabe-se já, terão entre 100 e 120 quilómetros de extensão, embora sejam agrupadas em jornadas duplas.
O terceiro dos seis eventos da competição irá disputar-se no autódromo Fernanda Pires da Silva a 7 e 8 de Julho próximo, o que determinou a escolha da pista portuguesa para a realização destes primeiros treinos. As restantes provas irão desenrolar-se nos circuitos espanhóis de Jarama (5 e 6 de Maio), Valência (26 e 27 de Maio), Albacete (15 e 16 de Setembro), Jerez de la Frontera (13 e 14 de Outubro) e Barcelona (10 e 11 de Novembro).

• COUCEIRO CONCILIA PROJECTO COM PORSCHE SUPERCUP
Pedro Couceiro, prestes a fazer 31 anos, está “entusiasmado” com a parceria com Pais do Amaral. Apesar de esta época ir participar, pelo quarto ano consecutivo, na Porsche Supercup — que continuará a ser a sua “prioridade”, salienta — o Campeonato de Espanha de GTs “é uma experiência que se me afigura interessante, em termos de projecção da minha carreira em Portugal e além-fronteiras”.

Miguel Pais do Amaral, de 46 anos, tenciona conciliar este ano os GTs espanhóis com provas de TT, especialidade em que se tem vindo a afirmar como um dos bons valores do panorama nacional, e de clássicos desportivos, onde em 2000 averbou duas excelentes vitórias, curiosamente em Espanha: em Jerez de la Frontera, com uma Lola T70, e na Volta a Espanha, com um Ferrari Daytona.
No Estoril, entretanto, ficou a saber-se que o programa de treinos de pré-época da Dominique Dupuy Organisation — que trouxe até nós o outro carro do team, um Viper, com que o \"patrão\" da equipa e o espanhol Miguel Barbany vão participar nas provas do Campeonato de Espanha de GTs, categoria GTA — integrará mais duas ou três sessões. A próxima está já combinada para meados de Abril, no circuito francês de Dijon.
 
 
   
 
 
     
 
 
 
 
 
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