Texto  
 
 
 
Filipe Albuquerque confiante num ano de sucesso  
2006-05-24  
Acabado de sair de uma sessão de treinos que decorreu ontem e hoje (23 e 24 de Maio) em Barcelona, Filipe Albuquerque fez um pequeno balanço dos dois primeiros meses da época 2006 relativamente aos dois campeonatos em que alinha este ano: a Formula Renault Eurocup 2.0 e o Norte Europeu de Fórmula Renault.

Apesar de ter assegurado resultados tão positivos como uma vitória na prova inaugural do Campeonato Norte Europeu, em Oscherleben, na Alemanha, o piloto português, opta por um discurso cauteloso e revelando a sua enorme ambição não se mostra plenamente satisfeito, considerando que “estes dois primeiros meses ainda assim não foram tão positivos como estávamos à espera. Tivemos alguns contratempos nas primeiras corridas de ambos os campeonatos, problemas com o carro de que não estávamos mesmo à espera e que de algum modo impossibilitaram resultados ainda mais positivos”.

De facto, logo nos treinos cronometrados para a primeira corrida do ano, o jovem piloto que é o único português a alinhar no projecto Red Bull Júnior Team, enfrentou algumas dificuldades. “O chão do carro estava a raspar na pista e isso acabou por prejudicar toda a corrida”. Mas isso não o impediu de vencer a segunda das duas corridas que compunham o fim-de-semana de competição.

Apenas uma semana mais tarde, na prova de abertura da Formula Renault Europcup 2.0, em Zolder, Filipe Albuquerque voltou a ter uma sessão de treinos complicada. Desta vez, uma jante do seu Renault partiu a meio de uma curva e o piloto conimbricense não conseguiu evitar o despiste e consequente capotanço. Apesar de ter saído ileso do susto, o acidente danificou bastante o carro e a vitória tornou-se uma impossibilidade. Ainda assim, Albuquerque completou as duas corridas do fim-de-semana de forma brilhante, conquistando uma mão cheia de pontos para o campeonato.

Por fim, na segunda ronda do Campeonato Norte-Europeu, Filipe Albuquerque chegou ao circuito de SPA, na Bélgica, com grande determinação apesar de não conhecer o circuito. Debaixo de uma chuva intensa que praticamente anulou a visibilidade durante a corrida, o jovem piloto terminou a primeira corrida do fim-de-semana num sólido 6º lugar. No dia seguinte, os elementos mostraram-se mais simpáticos para os pilotos e a chuva parou. Com maior confiança e um melhor conhecimento do circuito, Filipe Albuquerque passou rapidamente para a frente da corrida e tudo indicava que a vitória era sua. Infelizmente, o azar voltou a bater à porta quando faltavam apenas duas voltas para o final. “Na última tive o azar de partir uma jante quando ia em primeiro, o que é naturalmente muito frustrante”, explicou Albuquerque.

Todos estes incidentes seriam o suficiente para desanimar qualquer pessoa, mas Filipe Albuquerque mostra-se cada vez mais determinado a ganhar e a assegurar o lugar cimeiro nos dois campeonatos em que participa este ano. “Temos trabalhado muito no sentido de evitar que estas situações voltem a surgir”, garantiu o piloto explicando que “estou muito contente com o trabalho do novo engenheiro e com as melhorias no monolugar”.

Quanto ao futuro da época, Filipe Albuquerque diz que “o meu prognóstico é bastante positivo e estou muito confiante no que diz respeito às provas que se seguem. Os problemas que tivemos foram complicados, mas podia ter corrido muito pior. Foi abaixo do que estava à espera, mas não estou desanimado. Tenho é de continuar a trabalhar. Afinal, um bom piloto não é só evidente quando as coisas correm bem, é também quando as coisas correm mal.”

Quanto aos testes efectuados ontem e hoje em Barcelona, o piloto garante que correram bem. Depois de várias voltas e modificações, Filipe Albuquerque concluiu a sessão com o segundo melhor tempo, a cerca de uma décima do piloto da frente. “Foi muito bom porque, mesmo a utilizar pneus velhos conseguimos ser muito rápidos”, concluiu Albuquerque.
 
 
   
 
 
     
 
 
 
 
 
Copyright PNC 2007-2020 Implementação: B-Way   Programação: AltoDébito