Texto  
 
 
 
ALBUQUERQUE BATE LÍDERES DO CAMPEONATO  
2005-10-03  
Filipe Albuquerque conseguiu, hoje, o seu melhor registo numa corrida a contar para o Europeu de Fórmula Renault (F. Renault 2.0 EC), ao ser segundo na derradeira prova relativa à jornada portuguesa que se realizou no Autódromo do Estoril. Um resultado fantástico para o piloto da RedBull Junior Team que, ao pódio, somou, ainda, um duplo feito: foi o melhor da RedBull e bateu, por outro lado, os dois primeiros classificados do referido campeonato, Michael Ammermüller e Kamui Kobayashi.

“No arranque perdi uma posição, e caí para quarto lugar. Depois, apercebi-me que os dois concorrentes que iam à minha frente estavam envolvidos numa luta e então estive à espera de uma oportunidade de os passar de uma só vez”, descreve Filipe Albuquerque. Essa ultrapassagem veio a acontecer, tendo o jovem de Coimbra ascendido ao 2º lugar, para posteriormente descer um posto. “Mas houve depois um acidente e surgiu o safety car em pista… Quando ele saiu, consegui, numa travagem, ultrapassar o Kobayashi e. a partir daí, nunca mais saí do meu lugar”, conclui o piloto apadrinhado por Pedro e Nuno Couceiro.

Este resultado vem confirmar todo o talento de Filipe Albuquerque que, recorde-se, cumpre a sua primeira temporada ao volante de um monolugar, desconhecendo, por isso, a quase totalidade das pistas. “Em Oschersleben subi ao pódio. Era um circuito que já conhecia dos testes e aqui, no Estoril, aconteceu o mesmo. Acho que se tivesse feito uma pré-temporada, para reconhecer os traçados, talvez agora estivesse a lutar pelo terceiro lugar do Campeonato”, assevera o conimbricense. Filipe Albuquerque subiu uma posição no Campeonato e é agora sexto, com 55 pontos.

Para além da Fórmula Renault 2.0 EC, Filipe Albuquerque disputa a F. Renault Alemã e a Fórmula 3 espanhola. Com um calendário preenchido, o piloto estará de volta à acção no próximo fim-de-semana, em Oschersleben, para a dita competição germânica. “Tenho condições para lutar pela vitória e é isso que tenciono fazer” , confirma Filipe Albuquerque que soma já três triunfos a contar para o evento alemão (3º no Campeonato, com 234 pontos).

Classificação da Corrida 2
1º V. Clayray, 26m37,359s
2º FILIPE ALBUQUERQUE, a 1,732s
3º C. Van Dam, a 2,16s
4º K. Kobayashi, a 4,89s
5º X Maasen, a 6,671s
6º P. Rocha, a 9,909s
7º J. Jousse, a 12,807s
8º J. Strous, a 13,422s
 
 
   
 
 
     
 
 
 
 
 
Copyright PNC 2007-2020 Implementação: B-Way   Programação: AltoDébito