Texto  
 
 
 
ENTREVISTA FILIPE ALBUQUERQUE - HOMEM MAG.  
2004-07-06  
Filipe Albuquerque nasceu em Coimbra há 19 anos.
Desde muito cedo que os “volantes” e os “motores” são a sua paixão e, talvez por isso, cedo o seu Pai se apercebeu que existia naquele “miúdo” um jeito especial para lidar com máquinas.
Depois de uma carreira em Portugal, Albuquerque emigra para Itália e junta-se ao maior construtor de “Karting” mundial: a CRG.
Antes, porém, o jovem Português já tinha no seu “curriculum” um invejável número de vitórias e resultados de relevo.
Quando em finais de 1998 este rapaz de ar franzino ingressou no Team Internacional de Nuno e Pedro Couceiro (CJT - Couceiro Junior Team), ninguém esperaria que no espaço de 4/5 anos ele se tornaria num dos melhores pilotos nacionais de Karting de todos os tempos.
O ponto mais alto da sua carreira terá sido quando se sagrou Vice-Campeão Europeu de Karting em 2002, ou, no ano passado, quando ficou entre os 10 melhores mundiais no Campeonato de Formula A, a Formula 1 do Karting internacional.

No seu segundo ano como piloto “Homem Magazine” e aproveitando a sua preparação para disputar mais uma prova dos Europeus da modalidade, desta vez no circuito português de Braga, falámos com Filipe Albuquerque e tentámos conhecer melhor este “nosso” campeão.

Homem Magazine: Filipe, quando foi a primeira vez que te sentas-te num Kart?
Filipe Albuquerque: Foi em 1993, na pista de Karts da Batalha. Tinha 8 anos.

HM: Tens tido uma carreira notável. Há, no entanto, algum momento que tenha sido mais especial para ti. Qual foi?
FA: Tenho alguns bons momentos, como foi o caso da minha primeira vitória internacional. A prova foi no circuito de Jesolo-Italia e contava para o Open Italiano de Karts, um dos mais competitivos a nível mundial. Tive outro grande momento, muito especial para mim. Ele aconteceu quando o Nuno e o Pedro Couceiro me comunicaram que iria ser piloto oficial da CRG Internacional.

HM: Com 19 anos já correste em dezenas de circuitos internacionais e passaste por muitos países. Qual o circuito e País que mais gostaste de conhecer?
FA: O circuito que mais gosto é o de Sarno, em Itália. Gostei muito de conhecer a Finlândia.

HM: Nasceste e, sempre que podes, voltas para a tua casa de Coimbra, a Coimbra cidade dos estudantes. Como tem sido a tua vida estudantil? É fácil conciliar?
FA: Desde que sou piloto oficial da CRG, tem sido mais difícil acompanhar os estudos. Tenho muitos testes entre as corridas e por isso pouco tempo para ir ás aulas. Mas tenho o estatuto de atleta de alta competição e isso ajudar-me-á a finalizar o secundário ainda este ano.

HM: Estás no mais alto patamar internacional do Karting. Quais os teus projectos e vontades?
FA: Não gosto de fazer grandes projectos porque a vida nem sempre é como nós a planeamos. Tenho, isso sim, uma vontade constante de vencer e de competir. É assim que me sinto feliz.

HM: Ser piloto oficial do maior construtor mundial de Karting deve ser um orgulho, mas também muito exigente. Como é o teu dia-a-dia quando estás em Itália?
FA: É, sem dúvida, muito exigente. Num Team como este somente o “melhor” é aceitável, pelo que temos de dar muito de nós. Raramente me sobra tempo depois do ginásio, dos testes e das corridas. Quando isso acontece aproveito para ir a Portugal.

HM: Em finais de Agosto irás estar no nosso País, Braga, para mais uma prova do Europeu de Formula A. Como tem sido a tua preparação?
FA: Basicamente tem sido igual ás outras corridas do Europeu. Testes mecânicos, físicos e acompanhamento de algumas evoluções da CRG, que poderão ser já implementadas em Braga.

HM: E poderemos ver a bandeira nacional no ponto mais alto?
FA: Em alta competição, especialmente no Karting, temos constantemente 20 pilotos a lutar pela vitória. Sei que estou entre eles, pelo que somente posso prometer muita determinação e vontade de chegar em primeiro.

HM: Nós estaremos lá para te apoiar. Tudo de bom para os Europeus e Mundiais.
FA: Obrigado. Obrigado também á Homem Magazine por estar comigo nos bons e maus momentos. Tem sido um apoio fundamental.
 
 
   
 
 
     
 
 
 
 
 
Copyright PNC 2007-2020 Implementação: B-Way   Programação: AltoDébito