Texto  
 
 
 
Manuel Gião e Pedro Couceiro cedem vitória  
2008-11-02  
Manuel Gião e Pedro Couceiro foram os vencedores da última corrida da temporada do Internacional GT Open, mas os interesses da equipa obrigaram a dupla nacional a abrir mão do triunfo na fase final da corrida, para que os companheiros de equipa Andrea Montermini e Michele Maceratesi garantissem o título de pilotos. Ainda assim, foi mais uma subida ao pódio e a garantia de uma extraordinária temporada da dupla nacional, que termina em terceiro um campeonato muito difícil e equilibrado, sendo de longe os melhores estreantes e também a formação que mais vezes subiu ao pódio, oito.

A corrida começou debaixo de muita chuva e foi necessária a presença do safety car. Após a saída deste Manuel Gião estava no segundo posto e quando começaram as trocas de pilotos passou para a frente. Optando por parar mais tarde, o piloto português conseguiu garantir uma margem que quando entregou o carro a Pedro Couceiro este estava na frente. Até final a corrida esteve sempre controlada, mas a necessidade de não correr riscos que retirassem o título de pilotos aos companheiros de equipa, obrigaram Couceiro a baixar o ritmo, acabando por ser passado na última volta.

Manuel Gião foi hoje o piloto que fez o arranque e estava com um ritmo impressionante. “Na fase inicial fiquei a segurar o Lietz, mas ele começou a ficar tão para atrás que coloquei o meu ritmo. Estava tão mais rápido que toda a gente, que passei o Maceratesi e fui-me embora. A equipa mandou-me entrar muito cedo, porque penso que se isso não acontecesse teríamos tido uma vantagem maior nessa altura. Mas depois foi necessário pensar na equipa e na fase final o Pedro teve de levantar o pé. Foi pena o que se passou ontem, tanto na qualificação, que nos atrasou, como na corrida, porque se as coisas tivessem corrido bem, penso que poderíamos ter sido campeões e para o ano acredito que podemos lutar de novo pelo título”, disse no final, muito satisfeito com o oitavo pódio da temporada.

Também Pedro Couceiro estava muito contente com o resultado da equipa hoje. “Foi uma vitória nossa, mas que por interesses da equipa tivemos de abrir mão. Nós já não podíamos ser campeões depois do incidente de ontem e por isso tínhamos de trabalhar para a equipa. De qualquer das formas foi uma corrida fantástica da nossa parte e só podemos estar contentes por termos sido a equipa que mais vezes foi ao pódio ao longo do ano. Gostava de ter ganho a corrida, mas não podíamos correr riscos. O terceiro lugar é muito bom no ano de estreia no Internacional GT Open e estamos muito satisfeitos com o que fizemos ao longo da temporada ”, afirmou por seu lado Pedro Couceiro.

Campeonato:

1º Maceratesi/Montermini – 177 pontos
2º Lietz/Roda – 170
3º Gião/Couceiro – 161
 
 
   
 
 
     
 
 
 
 
 
Copyright PNC 2007-2020 Implementação: B-Way   Programação: AltoDébito