Texto  
 
 
 
Corrida à chuva na Bélgica  
2006-05-13  
O circuito de SPA, na Bélgica, está a receber este fim-de-semana a segunda ronda do campeonato Norte Europeu de Formula Renault, uma das duas competições em que Filipe Albuquerque alinha este ano. Depois de uma sessão de treinos livres ontem, em que o jovem piloto de Coimbra conseguiu bons desempenhos, decorreram hoje duas sessões de treinos cronometrados e a primeira das duas corridas que compõem a ronda.

Para Filipe Albuquerque este está a ser um fim-de-semana tão difícil quanto satisfatório. Com chuva intensa a cair sobre um circuito no qual Albuquerque nunca tinha corrido, o piloto português enfrentou algumas dificuldades tanto nos treinos cronometrados como nesta primeira corrida. “Ontem, os treinos livres correram muito bem, mas hoje choveu muito e tive algumas dificuldades em adaptar-me à pista durante os treinos cronometrados. Ainda assim, fiz 8º melhor tempo na primeira sessão e 2º na segunda”, explicou o único português a alinhar no projecto Red Bull Junior Team.

“Na corrida que fiz hoje arranquei da 8ª posição da grelha e tive um pequeno contratempo logo no início”, contou Albuquerque explicando que “consegui fazer um bom arranque, mas um piloto à minha frente não fez uma partida tão boa e, ao tentar defender a sua posição, acabou por me empurrar para a relva. Depois disso andei muito tempo travado por outros carros e a chuva só complicou as coisas”.

A dada altura da corrida chovia tanto que a visibilidade era quase nula e, logicamente, os pilotos que conheciam a pista aproveitaram a vantagem para ganharem algumas posições. “Não conseguia ver quase nada. Por causa disso, e visto que ainda não conhecia bem a pista, perdi várias posições e desci para o 12º lugar”. No entanto, assim que a chuva parou, Filipe Albuquerque voltou a atacar, conseguindo uma excelente recuperação. Com a pista já seca o piloto português imprimiu um ritmo frenético até ao final da corrida para terminar na 6ª posição.

Segundo Albuquerque, as opiniões que ouviu sobre este circuito não são de todo infundadas. “Esta é uma pista realmente difícil. Especialmente à chuva porque, devido às subidas e descidas do circuito, a água da chuva acumula em alguns pontos, formando poças. Mas amanhã já nada me vai apanhar de surpresa. Agora conheço a pista tanto a seco como com chuva”, concluiu.

Classificações - Campeonato Norte Europeu de Formula Renault 2.0 (após uma prova)
1. Filipe Albuquerque 44

2. Xavier Maassen 44
3. Chris van der Drift 41
4. Sergey Afanasiev 40
5. Atte Mustonen 33
6. John Edwards 30
7. Jan Heinert v.d. Slick 26
8. Kasper Andersen 25
9. Mervyn Kool 25
10. Frederic Vervisch 23

 
 
   
 
 
     
 
 
 
 
 
Copyright PNC 2007-2020 Implementação: B-Way   Programação: AltoDébito