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PEDRO COUCEIRO CONFIRMA BOM MOMENTO COM UM HONROSO 4º. LUGAR EM A1-RING  
2001-05-13  
O piloto português Pedro Couceiro terminou hoje, domingo, num honroso 4º. lugar a terceira corrida da temporada da Porsche Supercup, disputada no circuito de A1-Ring, no âmbito do programa do Grande Prémio da Áustria de Fórmula 1. Com este resultado, que lhe rendeu 14 pontos, o único representante luso no “campeonato monomarca mais competitivo do mundo” subiu três lugares na tabela classificativa, onde agora é 9º., com 23 pontos. O alemão Marco Werner venceu a corrida e ascendeu à liderança da competição, com 47 pontos.
Culminando a excelente actuação que protagonizou ao longo de todo o fim-de-semana, o piloto lisboeta saiu bem da segunda linha da grelha de partida e esteve na luta pela 3ª. posição, com o francês Stéphane Ortelli e o alemão Lucas Luhr, durante a primeira metade da corrida, de 16 voltas (69,216 quilómetros) tipo sprint à pista austríaca. Nessa fase, o andamento que Couceiro imprimiu à sua prova foi “bastante forte, como se fora numa qualificação”, o que o levou a ser cronometrado em 1m37,213s na sua quarta volta à pista, registo que lhe valeu a autoria da segunda volta mais rápida do pelotão, de 21 participantes. Mas, com o despique com Ortelli ao rubro, coube ao francês defender o 3º. posto das investidas do piloto luso e efectuar a volta mais rápida de toda a corrida (1m37,144s), duas passagens pela meta depois.
Na parte final, porém, problemas de travões, que “deixaram de me inspirar confiança numa corrida toda ela feita nos limites”, e um toque no carro de Jörg Bergmeister, que largara da pole position, afectaram o rendimento do Porsche 911 GT3 de Couceiro e obrigaram-no a “defender mais do que atacar”. Só nessa altura, explicou o piloto português aos jornalistas, no final, deixou de poder lutar pelo último lugar do pódio, porque o italiano Alessandro Zampedri, vindo de trás, depois de uma largada perfeita, que lhe valeu \"saltar\" do 9º. para o 6º. lugar, “tinha o carro em melhores condições, nomeadamente nas zonas que pediam mais travões, e estava mais rápido do que eu”, justificou Couceiro.
“Estava à espera de uma corrida disputadíssima e foi o que veio a acontecer”, disse ainda o único português envolvido na Porsche Supercup, que em A1-Ring rubricou a sua segunda melhor prestação desde que, há quatro anos, alinha no principal campeonato da marca de Estugarda. A jornada de maior rendimento competitivo de Couceiro continua a ser a da abertura da temporada de 1999, em Melbourne, na Austrália, em que foi 2º. e autor da pole position. Agora, na Áustria, nos treinos de qualificação, começou por ser o 2º. mais rápido, na primeira sessão, na sexta-feira, atrás de Marco Werner, que viria a sagrar-se vencedor da corrida. No sábado, continuou a ser dos mais rápidos em pista, embora sem melhorar a marca da véspera, ao contrário de Jörg Bergmeister, que passou do 4º. tempo da primeira sessão para a pole, deixando o português a 337 centésimos de segundo e na segunda linha da grelha de partida.
Mesmo assim, Pedro Couceiro era no final da jornada um “piloto satisfeito e esperançado em voltar a render de forma consistente” mais vezes ao longo da época. “Fiz uma boa partida — recordou — e nas primeiras voltas lutei de igual para igual com o Ortelli para chegar ao pódio. Se tenho tido carro para isso, estou certo de que teria conseguido. Estava muito confiante e disposto a dar tudo por um bom resultado, como atesta o toque, não propositado, que dei no Bergmeister e o obrigou a cair da cabeça para o fim do pelotão. Pressionei-o sempre e nunca desisti. Quando vi que ele cometeu o erro de alargar demais a trajectória numa curva onde não o podia fazer, não hesitei e meti o meu carro. Infelizmente, ele \'fechou a porta\' numa altura em que eu já lá estava e acabou na escapatória. É uma situação de corrida desagradável, que lamento sinceramente, mas noutras ocasiões similares tenho sido eu o maior prejudicado”.
A próxima corrida da Porsche Supercup decorrerá no circuito urbano de Monte Carlo, no próximo dia 27, no âmbito do Grande Prémio do Mónaco de Fórmula 1.
CLASSIFICAÇÕES
Corrida — 1º. Marco Werner (D), 16 voltas em 26m12,013s, à média de 158,508 km/h; 2º. Stéphane Ortelli (MC), a 1,011s; 3º. Alessandro Zampedri (I), a 4,017s; 4º. Pedro Couceiro (P), a 5,241s; 5º. Lucas Luhr (MC), a 5,837s; 6º. Philipp Peter (A), a 9,150s; 7º. Wolf Henzler (D), a 9,717s ; 8º. Sinisa Kosutic (CRO), a 14,084s; 9º. Oliver Mathai (D), a 14,543s; e 10º. Sascha Maassen (D), a 15,339s.
Campeonato — 1º. Marco Werner (Infineon Technologies/Team Farnbacher), 47 pontos; 2º. Jörg Bergmeister (Infineon Technologies/Team Farnbacher), 41; 3º. Stéphane Ortelli (Metabox Racing/Team Kadach), 34; 4º. Ralf Kelleners (PZ Rhein-Oberberg), 32; 5º. Wolf Henzler (Manthey Racing), 31; 6º. Lucas Luhr (Carsport Racing), 30; 7º. Philipp Peter (Infineon Technologies/Team Farnbacher), 30; 8º. Oliver Mathai (Manthey Racing), 24; 9º. Pedro Couceiro (PZ Rhein-Oberberg), 23; e 10º. Sascha Maassen (Software AG Porsche Racing), 22. (Estão classificados mais nove pilotos).
 
 
   
 
 
     
 
 
 
 
 
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