Texto  
 
 
 
Manuel Gião e Pedro Couceiro vão ao pódio na estreia de Valência  
2008-07-26  
Manuel Gião e Pedro Couceiro não tiveram hoje praticamente tempo de descanso, pois o programa do Internacional GT Open para o dia de sábado era bastante preenchido. Logo pela manhã uma sessão de treinos livres, esta já com o cronómetro a funcionar, para à hora de almoço Manuel Gião realizar a primeira sessão de qualificação, quando o calor no circuito citadino de Valência era já sufocante. A meio da tarde foi a vez de Pedro Couceiro realizar a sua qualificação, que dita a ordem de partida para a segunda corrida, que terá lugar amanhã.

Já ao final da tarde decorreu a primeira corrida, onde os portugueses depois de saírem de terceiro estiveram em excelente nível. Logo no arranque, Pedro Couceiro saltou para segundo, seguindo de perto o seu companheiro de equipa, mas sabendo que teria menos tempo de paragem nas boxes. Só que, tal como sucedeu no Estoril, a partir da sétima, oitava volta os pneus começaram a perder eficácia e o piloto português acabou por cair até ao quarto posto, aquando da troca de piloto. Manuel Gião subiu para segundo, mas acabou por ser surpreendido por um adversário, logo a seguir. Depois e com os pneus a continuarem a não ter o desempenho desejado, o lisboeta acabou por se contentar com o terceiro lugar, que permitiu à dupla nacional reduzir em 14 pontos a desvantagem para o líder do campeonato

No final Manuel Gião estava contente com a redução da diferença em termos de campeonato, mas “temos de perceber porque razão os nossos pneus perdem eficácia. Sabemos que temos uma suspensão diferente do nosso companheiro de equipa e talvez seja por isso que os pneus aquecem em demasia. Por isso foi muito difícil, com o carro a fugir muito diferente. Ainda tentei recuperar o segundo lugar, mas conseguia em algumas chegar ao Monfardini, mas no cone de ar nas zonas rápidas com os pneus como estavam eram impossível ficar perto, porque o carro fugia de frente. Amanhã temos 10 segundos de handicap, mas vamos lutar e tentar o melhor resultado possível”, disse o piloto português.

Mais difícil foi o turno de condução de Pedro Couceiro, com o piloto a acabar por se deslocar ao hospital na sequência de uma desidratação, fruto do muito calor que se fez sentir esta tarde em Valência. “Fiz um bom arranque e saltei para segundo, o que era muito bom para nós, uma vez que os nossos companheiros de equipa, que eram os líderes, tinham um handicap de paragem nas boxes superior ao nosso. Só que a partir da sétima, oitava volta os pneus começaram a perder eficácia. Para além disso tive uma volta em que os travões deram alguns problemas e acabei por descer para quarto, mesmo antes da troca de pilotos ”, explicou Couceiro, antes de ter uma quebra de tensão e de ser transportado para o hospital.

Para amanhã está apenas reservado o warm-up, logo de manhã, para às 12h30 (11h30 em Portugal) ter lugar a segunda corrida, que terá transmissão directa na SportTv3.

Resultados da Primeira Corrida:
1º Fassler/Moser – Ferrari 430 GT2, 28 voltas em 1h01m57,003s
2º Monfardini/Frezza – Ferrari 430 GT2 a 14,260s
3º Gião/Couceiro – Ferrari 430 GT2 a 18,398s

 
 
   
 
 
     
 
 
 
 
 
Copyright PNC 2007-2020 Implementação: B-Way   Programação: AltoDébito