Texto  
 
 
 
PEDRO COUCEIRO FOI 9º. NA PISTA MAS 6º. NA RECOLHA DE PONTOS  
2001-06-24  
O piloto português Pedro Couceiro concluiu hoje, domingo, na 9ª. posição a quinta corrida da temporada da Porsche Supercup, disputada no circuito alemão de Nürburgring no âmbito do programa do Grande Prémio da Europa de Fórmula 1. Em termos pontuais, no entanto, este resultado do único representante luso na competição equivaleu a um 6º. lugar, por à sua frente terem terminado três concorrentes alemães envolvidos na Porsche Carrera Cup, a versão nacional do campeonato monomarca da marca germânica.
O vencedor foi Jörg Bergmeister, autor da pole position, que dominou a corrida, de 15 voltas a um traçado de 4,556 quilómetros de extensão, de princípio a fim. Couceiro, que largou da oitava linha da grelha de partida, terminou a 16,910s do vencedor, depois de ter evitado uma “enorme embrulhada” que se gerou à sua frente logo na aproximação à primeira curva do circuito. Um “toque forte” na traseira do seu carro, nos últimos metros da volta inicial, de que foi autor Vincent Rademacker, inviabilizou, porém, que o português tivesse podido rentabilizar melhor o facto de ter passado incólume pela confusão da primeira curva.
“Estava em condições de entrar no grupo que se formou atrás do Bergmeister, depois de múltiplos toques e peões, e entrar na discusão de um lugar entre a 3ª. e a 6ª ou 7ª. posições. Infelizmente, o Rademacker entrou pela traseira do meu carro, atirando-me para fora da pista. Perdi ali um tempo precioso e quando voltei à corrida já só me preocupei em manter o meu lugar entre os 10 primeiros. Mesmo assim foi difícil, porque fui ultrapassado pelo Zampedri, vindo de trás, e fiquei ao alcance do Stéphane Ortelli, que nas últimas seis voltas me pressionou bastante”, declarou ao jornalistas, no final, o piloto lisboeta.
O piloto português, porém, logrou resistir à pressão do francês, tirando partido, nomeadamente, do facto de ter optado por entrar em pista com pneus “com pressões mais baixas do que o normal”. A táctica foi partilhada pelo seu novo colega de equipa, o alemão Wolf Henzler, de 26 anos, que concluiu a corrida na 7ª. posição. Nas últimas voltas, aliás, os dois pilotos da PZ Rhein-Oberberg foram cerca de meio segundo mais rápidos que os seus adversários que seguiam na cabeça da corrida.
Mercê do 6º. lugar que lhe rendeu esta prova, para efeitos de campeonato, Pedro Couceiro somou mais 10 pontos aos seu pecúlio e subiu três lugares na tabela classificativa, onde volta a ser 9º., com 33 pontos. Marco Werner, 6º. classificado em Nürburgring (3º. em termos pontuais) reforçou a liderança da competição, contabilizando agora 79 pontos.
A próxima corrida da Porsche Supercup decorrerá no circuito de Silverstone, no próximo dia 15 de Julho, no âmbito do Grande Prémio de Inglaterra de Fórmula 1.
CLASSIFICAÇÕES
Corrida — 1º. Jörg Bergmeister (D), 15 voltas em 26m51,879s, à média de 152,593 km/h; 2º. Timo Bernhard (D), a 2,317s; 3º. Marco Lieb (D), a 8,996s; 4º. Tim Bergmeister (D), a 9,273s; 5º. Alexander Davison (Aus), a 10,617s; 6º. Marco Werner, a 10,992s; 7º. Wolf Henzler (D), a 13,040s; 8º. Alessandro Zampedri (I), a 15,954s; 9º. Pedro Couceiro (P), a 16,910s; e 10º. Stéphane Ortelli (MC), a 17,946s.
Campeonato — 1º. Marco Werner (Infineon Technologies/Team Farnbacher), 79 pontos; 2º. Wolf Henzler (PZ Rhein-Oberberg), 63; 3º. Stéphane Ortelli (Metabox Racing/Team Kadach), 63; 4º. Jörg Bergmeister (Infineon Technologies/Team Farnbacher), 61; 5º. Alessandro Zampedri (Metabox Racing/Team Kadach), 50; 6º. Tim Bergmeister (MAT Racing Team), 40; 7º. Sinisa Kosutic (Metabox Racing/Team Kadach), 37; 8º. Sascha Maassen (Software AG Porsche Racing Run), 35; 9º. Pedro Couceiro (PZ Rhein-Oberberg), 33; e 10º. Ralf Kelleners (PZ Rhein-Oberberg), 32. (Estão classificados mais 10 pilotos).
 
 
   
 
 
     
 
 
 
 
 
Copyright PNC 2007-2020 Implementação: B-Way   Programação: AltoDébito