Texto  
 
 
 
ESTREIA POSITIVA DE COUCEIRO-PAIS DO AMARAL NO CAMPEONATO DE ESPANHA DE GTs  
2001-05-05  
Os pilotos portugueses Pedro Couceiro e Miguel Pais do Amaral, dispondo de um Porsche 996 GT3 da categoria GTB, começaram da melhor maneira a sua participação no 3º. Campeonato de Espanha de GTs, cuja primeira prova se disputa este fim-de-semana no circuito madrileno de Jarama. Um primeiro e um 10º. lugares entre os concorrentes da sua categoria, em que avultam vários Ferrari 360 Modena e alguns carros idênticos ao seu, foram os auspiciosos resultados conseguidos pela dupla lusa nos treinos cronometrados que hoje, sábado, decorreram.
“Tanto eu como o Miguel estamos satisfeitos com estes primeiros indicadores. Confirmou-se que o Porsche da DDO está bastante evoluído e nos pode proporcionar a conquista de bons resultados. Na primeira corrida, apesar de esperar uma forte réplica dos Ferrari, estou convencido que podemos chegar ao pódio”, comentou aos jornalistas Pedro Couceiro, que teve a seu cargo a qualificação para a primeira das duas corridas da jornada de abertura da temporada.
Na primeira sessão de treinos cronometrados, que definiu a grelha de partida para a corrida inicial, Couceiro foi cronometrado em 1m38,194s na segunda das duas voltas que efectuou “à procura de um bom tempo de qualificação”, tendo assinado o melhor registo da única dupla portuguesa que participa no Campeonato de Espanha de GTs com um carro da categoria GTB. Este \"crono\" valeu-lhe o 13º. tempo da \"grelha\", composta por 35 carros, à frente de vários concorrentes da categoria GTA, que em teoria dispõem de máquinas mais performantes.
No cômputo das duas sessões de treinos, a marca do piloto lisboeta só foi superada pelo espanhol Javier Díaz, num Ferrari 360 Modena Challenge, que na segunda qualificação foi mais rápido 53 centésimos de segundo. Nessa sessão, a qualificação dos portugueses esteve a cargo de Miguel Pais do Amaral, ainda em fase de adaptação ao Porsche 996 GT3 da Dominique Dupuy Organization, que se ficou pelo 10º. tempo (1m44,331s) da categoria GTB e 26º. da \"geral\".
“O meu companheiro de equipa está a progredir a olhos vistos, tendo rodado pela primeira vez com pneus novos montados no Porsche. Vai ser difícil atingir o pódio, mas vamos lutar com os Ferrari por um lugar entre os cinco primeiros”, adiantou Pedro Couceiro.
Entretanto, da pole position vão largar amanhã, domingo, os campeões espanhóis em título, Miguel Ángel de Castro e Balba González Camino (Jaguar Lister), para a primeira corrida (com início previsto para as 10 horas em Portugal Continental), e a dupla Carlos Palau-Alberto Castelló (Ford Saleen S7R), para a segunda (12,05 horas entre nós).
Cada corrida terá 27 voltas e em ambas irão participar mais quatro pilotos portugueses, todos eles ao volante de modelos Porsche da categoria GTA. Trata-se de Ni Amorim (5º. e 16º. tempos, na grelha de partida para a primeira e segunda corridas, respectivamente), Manuel e Pedro Mello Breyner (12º. e 7º.) e de Bernardo Sá Nogueira (17º.).
Grelha de partida:
Primeira corrida — 1ºs. M. Castro-B. Camino (Jaguar Lister), melhor volta em 1m33,043s, à média de 149,274 km/h; 2ºs. C. Palau-A. Castelló (Ford Saleen S7R), 1m33,190s; 3ºs. W. Kaufmann-P. Orti (Porsche 911 GT2), 1m33,264s; …; 5ºs. A. de la Torre-Ni Amorim (Porsche 911 GT2), 1m35,669s; …; 12ºs. M. M. Breyner-P. M. Breyner (Porsche 911 GT2), 1m38,132s; 13ºs. e 1ºs. GTB Pedro Couceiro-Miguel Pais do Amaral (Porsche 996 GT3), 1m38,194s, à média de 141,443 km/h.
Segunda corrida — 1ºs. C. Palau-A. Castelló (Ford Saleen S7R), melhor volta em 1m34,721s, à média de 146,629 km/h; 2ºs. T. Saldaña-A. Burgueño (Ford Mustang), 1m35,449s; 3ºs. D. Dupuy-M. Barbany (Viper GTS-R), 1m36,613s; …; 7ºs. M. M. Breyner-P. M. Breyner (Porsche 911 GT2), 1m38,535s; …; 16ºs. A. de la Torre-Ni Amorim (Porsche 911 GT2), 1m41,310s; 17º. B. Sá Nogueira (Porsche 911 GT2), 1m41,408s; …26ºs. e 10ºs. GTB Pedro Couceiro-Miguel Pais do Amaral (Porsche 996 GT3), 1m44,331s.
 
 
   
 
 
     
 
 
 
 
 
Copyright PNC 2007-2020 Implementação: B-Way   Programação: AltoDébito