Texto  
 
 
 
Rafael Lobato luta pelo Podium  
A expetativa era enorme, mas o piloto de Vila Real conheceu um fim de semana de corridas muito duro. Primeiro um problema com a caixa de velocidades perturbou a qualificação do piloto. Foi impossivel para Rafael Lobato ir além do último tempo da qualificação para a corrida 1. César Machado conheceu melhor fortuna e rubricou um excelente 2º tempo e correspondente lugar na primeira fila da grelha para a corrida 3.
Largando de último para a primeira corida do CNVT 2016, Rafael Lobato voltou a ter problemas com a caixa de velocidades do Leon ficando parado na grelha durante alguns segundos. Quando sai, finalmente, da grelha, recuperou imenso tempo e paulatinamente sobe na classificação, terminando a corrida de 14 voltas num excelente quinto lugar.

No intervalo de 15 minutos para a Corrida 2, a equipa procede a alterações na afinação do carro devido às queixas de Rafael Lobato quanto ao seu comportamento em curva. No arranque da 3ª linha da grelha, César Machado ganha alguns lugares mas logo a seguir voltam os problemas de transmissão que fica bloqueada em 3ª velocidade. Depois de perder 1 volta nas boxes em reparações, César Machado regressa à pista para ainda conseguir terminar na 7ª posição.
Os problemas que apoquentaram o Seat Leon TCR da Speedy Motorsport com as cores da Ascendi, Crédito Agrícola, Fibran XPS, Murganheira, Renort, Tomeifel, Dentereal, Glassdrive, Anabela Alves, Clínica Beco com Saída, foram resolvidos para as corridas 3 e 4 disputadas no domingo.

Afastados os problemas mecânicos, César Machado deu mostra do potencial do Leon TCR e aborda a primeira curva da corrida 3 na liderança. Um toque coloca-o fora de contenção, pois o diferencial ficou tocado e com o carro inferiorizado, não conseguiu ir além da 5ª posição, que se transformou num quarto lugar após penalização imposta a outro piloto.
Saindo do quarto lugar para a derradeira corrida do Racing Weekend, Rafael Lobato perdeu uma posição no arranque, mas cerrando os dentes fez uma prova espetacular, subiu até ao segundo lugar e terminou a corrida colado ao vencedor.
A equipa vai agora preparar a próxima ronda do CNVT 2016, que se disputa no Circuito Internacional de Vila Real entre os dias 24 e 26 de Junho. Para essa prova, a equipa já deve contar com a nova caixa de velocidades sequencial que vai permitir ganhos significativos de competitividade do carro. A isso se junta o conhecimento do traçado que Rafael Lobato tem, onde no ano passado venceu por duas vezes e estabeleceu o recorde da pista transmontana.

Rafael Lobato - "Foi um fim-de-semana muito duro para toda a equipa. Perdemos tempo valioso de testes com os constantes problemas de transmissão do carro. A caixa de velocidades tinha vida própria e isso dificultou ainda mais a minha adaptação a ela, cometendo alguns erros. Toda a equipa da Speedy deu o máximo para resolver o problema, mas foi impossível fazê-lo. Sem esse problema, tenho a certeza que teríamos saído daqui com pelo menos uma vitória. Fomos muitas vezes os mais rápidos em pista e demonstramos que somos uma equipa com que contar para a discussão do título. A última corrida foi fantástica, o carro estava excelente e não deu problemas, o que me permitiu ir recuperando lugares. A luta pela vitória com o Francisco Carvalho na última volta foi intensa mas sempre limpa. Ele é um piloto rápido e muito experiente, não me deixando espaço para o ultrapassar por muito que eu o tentasse."
 
 
   
 
 
     
 
 
 
 
 
Copyright PNC 2007-2020 Implementação: B-Way   Programação: AltoDébito