Texto  
 
 
 
Portugueses estão na luta pelo título GT  
2008-10-05  
Manuel Gião e Pedro Couceiro irão arrancar para a ultima dupla jornada do Campeonato GT a disputar em Barcelona como candidatos ao título. Derradeira prova será por certo a grande batalha do ano entre Ferrari e Porsche.
O espectacular segundo lugar conseguido na segunda corrida do fim-de-semana do Internacional GT Open em Monza, permite à dupla Manuel Gião/Pedro Couceiro subir à vice-liderança da competição e ir para Barcelona, no início do Novembro, em condições de discutir o título, meta que está até acima do que foi planeado para este ano, em que o objectivo traçado passava por terminar o campeonato nos cinco primeiros.

Coube a Manuel Gião efectuar o arranque e rapidamente o piloto português chegou ao quarto posto, para logo depois ganhar mais duas posições, aproveitando um desentendimento entre segundo e terceiro classificados. A partir desse momento teve de se defender de um adversário, ficando impossibilitado de ir em busca do líder, que tinha aproveitado também a confusão do início da segunda volta para ganhar vantagem. Após todas as equipas terem trocado de pilotos, Pedro Couceiro estava em segundo e começou a ganhar terreno ao comandante, mas dois pilotos atrasados no momento mais importante da recuperação impediu que o piloto nacional conseguisse ainda discutir a vitória.

Manuel Gião fez o arranque e conseguiu subir rapidamente para segundo. “Fiz um bom arranque e subi para quarto. Depois o Bellichi tocou no Maceratesi e eu ganhei dois lugares. Foi uma corrida difícil, em que algumas zonas tinhamos de fazer trajectórias de chuva, porque havia algum óleo na pista. O nosso objectivo para este ano, que era ficar nos cinco primeiros está cumprido, mas agora vamos tentar ser campeões, sabendo que já não ficaremos abaixo de terceiro. Este fim-de-semana acabou por ser muito positivo, embora ontem pudesse ter sido um pouco melhor, não fosse o azar da saída de pista. Este é um traçado que os italianos e as equipas italianas conhecem muito bem, por isso o balanço é positivo e agora veremos o que sucede em Barcelona”, explicou.

Por seu lado Pedro Couceiro teve um turno mais tranquilo, embora “tivesse tentado ir buscar o líder da corrida. Penso que com mais duas voltas teria dado. Na altura crucial da recuperação apanhei em duas voltas seguidas dois pilotos atrasados. Não que tivessem quebrado o ritmo, mas fazem sempre perder algum tempo. Agora estamos no segundo lugar do campeonato, somos o melhor Ferrari e espero que em Barcelona possamos discutir o título, uma meta que não traçámos no início da época, mas que agora é possível. Certo é que o objectivo que colocámos no princípio da época está cumprido e iremos ao pódio no final do ano”, disse pouco depois de sair do pódio o português.

Resultados da Primeira Corrida:
1º Lietz/Roda – Porsche 997 RSR, 27 voltas em 51m17,655s
2º Gião/Couceiro – Ferrari 430 GT2 a 4,466s
3º Pompidou/Dumbreck – Ferrari 430 GT2 a 20,324s

Campeonato:

1º Lietz/Roda – 155
2º Gião/Couceiro – 143
3º Maceratesi/Montermini – 133 pontos
 
 
   
 
 
     
 
 
 
 
 
Copyright PNC 2007-2020 Implementação: B-Way   Programação: AltoDébito