Texto  
 
 
 
Pedro Couceiro prepara ataque ao título Europeu de GT3  
2010-08-17  
Pedro Couceiro disputa este ano o Open Europeu de GT3 no Ferrari 430 da Kessel e divide a condução com o jovem italiano de 23 anos Marco Frezza. Uma dupla que se tem revelado extremamente rápida e consistente, características que lhes permitem estar, a três jornadas do final, na luta pelo título. Com apenas dois pontos de desvantagem face ao seu mais directo adversário, o francês Jean Philippe Dayraut também em Ferrari 430 GT3, o piloto português está consciente que o sucesso depende da realização de boas corridas até ao final da temporada.

Aliás, esse tem sido sempre a referência de Couceiro e Frezza que somam até ao momento cinco subidas ao pódio nas dez corridas já realizadas: duas vitórias em Spa-Francorchamps e Magny-Cours e três segundos lugares em Valência, Nurburgring e Imola. Em todos os fins-de-semana de corrida a dupla luso-italiana marcou presença no pódio, aliás, dos pilotos portugueses a correr além fronteiras em campeonatos automobilísticos, Pedro Couceiro é um dos que soma maior número de pódios esta época, batido apenas por Filipe Albuquerque.

Depois de dois anos na categoria Super GT no Open Europeu de GT, esta época Pedro Couceiro aceitou o desafio de dar cartas na categoria GT3, classe onde cada vez mais as marcas oficiais apostam os seus trunfos. Prova disso é o leque variado de máquinas que participam este ano no Campeonato e que têm sido bem sucedidas: Ferrari, Porsche, Audi, Aston Martin, Ford. No entanto, cabe aos homens dos Ferrari liderarem a tabela classificativa.

Numa altura em que a maioria dos Campeonatos faz o habitual interregno para as férias de Verão é a altura ideal para se fazer um balanço da primeira parte da temporada mas também para perspectivar as próximas provas e traçar metas concretas. Desde que a época teve início, Pedro Couceiro sempre assumiu a postura de ser um sério candidato ao título e isso tem sido uma realidade bem presente em todos os fins-de-semana de corrida não só para o piloto português mas também para o seu companheiro de equipa, Marco Frezza.

“A opção de me manter neste Campeonato no início do ano, está efectivamente relacionada com aquilo que será o futuro do automobilismo e que certamente passará em termos de Carros de Turismo pela categoria GT3. Quando dei início ao projecto, só o aceitei porque sabia da viabilidade de conseguirmos o título: um bom carro, uma boa equipa e um companheiro profissional e rápido. Isso tem-se revelado nos resultados que temos obtido”, disse Pedro Couceiro.

Porém, Couceiro e Frezza enfrentam adversários de peso e igualmente motivados e determinados. Isso revela-se nas contas actuais do Campeonato, onde os primeiros classificados estão separados por diferenças curtas e onde, qualquer um deles, pode neste momento conquistar o título: “As corridas têm sido de loucos. Tudo é discutido ao milésimo. Tem sido uma das temporadas mais exigentes mas também das mais aliciantes pois em todas as provas há uma enorme incógnita de quem será o vencedor. Em dez corridas tivemos seis vencedores diferentes e é essa expectativa que apimenta mais ainda as corridas”, continuou.

Com três jornadas para o final da temporada que se traduzem em seis corridas, o objectivo de Pedro Couceiro passa por: “Obter os melhores resultados prova a prova adoptando uma estratégia que aniquile os nossos adversários. Estou consciente que a decisão do título vai ser relegada para a última prova, e aquilo que mais ambiciono é que sejamos nós a sair vencedores. Temos feito um trabalho excepcional mesmo quando nem sempre as coisas estão no melhor caminho. Temos sido constantes e coesos e espero que isso dê os seus frutos no final. A ver vamos”, concluiu Pedro Couceiro que o Título na mira.

A próxima jornada do Open Europeu de GT3 decorre em mais um circuito mítico, o de Brands Hatch a 17 e 18 de Setembro.

Classificação do Campeonato após 5 Jornadas:
1º Jean Philippe Dayraut Ferrari F430 GT3 58 pontos
2º P.Couceiro / M.Frezza Ferrari F430 GT3 56 pontos
3º T. Gruber / D.Deverikos Porsche 911 GT3 43 pontos
4º S.Lívio / L.Bontempelli Ferrari F430 GT3 40 pontos
5º S. Ortelli Ferrari F430 GT3 40 pontos
 
 
   
 
 
     
 
 
 
 
 
Copyright PNC 2007-2020 Implementação: B-Way   Programação: AltoDébito