Texto  
 
 
 
Albuquerque e Team Portugal sobem ao pódio na África do Sul  
2008-02-24  
Se dúvidas existiam, rapidamente se dissiparam. Filipe Albuquerque em representação da A1 GP Team Portugal teve uma estreia brilhante na sua primeira participação neste tão competitivo campeonato. Subiu ao terceiro lugar do pódio na ‘feature race’ depois de uma corrida repleta de incidentes, onde Albuquerque conseguiu passar incólume. Deu assim, a Portugal a oportunidade de festejar. Na ‘sprint race’ realizada ao início da manhã terminou em sétimo.

Os objectivos traçados para esta primeira jornada seriam de terminar as duas corrida, ‘sprint’ e ‘feature race’ entre os dez primeiros, no entanto, e à semelhança do que já vem sendo hábito, Filipe Albuquerque surpreendeu e superou todas as expectativas, até dos mais optimistas. Num fim-de-semana complicado num circuito citadino como o de Durban, o jovem piloto de Coimbra não teve muito tempo para se habituar ao Lola Zytek que equipa o A1 GP. Porém, isso parece não ter sido grande problema face à competitividade demonstrada por Albuquerque.

Na ‘sprint race’ que é composta apenas por 19 minutos de corrida, Filipe Albuquerque largou do 10º lugar da grelha: “Não tive uma partida fácil, mas fui conseguindo subir lugares, mesmo com alguns problemas de travões. Houve vários incidentes ao longo da prova, e já perto do final, passei de oitavo para sexto, mas foram mostradas bandeiras vermelhas e deram como terminada a corrida. A classificação foi efectuada com a posição ocupada, duas voltas antes. Nessa altura estava em oitavo. Fiquei aborrecido. Mas, a Alemanha foi desclassificada e subi para sétimo”, explicou o jovem piloto de 22 anos que assim somou os primeiros quatro pontos para Portugal.

À tarde, e na corrida mais longa do fim-de-semana, as emoções estiveram ao rubro. Albuquerque chegou mesmo a comandar o pelotão da A1 GP. Daí em diante esteve sempre no quinto posto, procurou recuperar lugares, mas num circuito com as características de Durban, as ultrapassagens não são fáceis: “Por isso optei por salvaguardar a minha posição. Os problemas de travões foram resolvidos. Fiz dois óptimos ‘pit-stops’ que ajudaram e muito. Depois, dois carros à minha frente bateram, consegui passá-los sem ficar também ali preso e subi para o terceiro lugar. Consegui o meu primeiro pódio em prova de estreia. Acho que melhor teria sido impossível. Estou muito feliz. Dei a Portugal, no total das duas corridas, 14 pontos. Acho que foi um início muito bom. E neste momento já só penso na próxima corrida no México. Acho que à medida que vou rodando com o carro, sinto-me mais confiante. Sei que em termos de campeonato é difícil recuperar. Mas, vamos lutar por nos destacarmos nas três jornadas que faltam disputar”, referiu Albuquerque que somou nesta corrida mais 10 pontos.

Resultados da “Sprint Race’:
1º Canadá – Robert Wickens
2º Grã-Bretanha – Olivier Jarvis
3º Suíça – Neel Jani
….
7º Portugal – Filipe Albuquerque

Resultados da ‘Feature Race’
1º Suíça – Neel Jani
2º França – Loic Duval
3º Portugal – Filipe Albuquerque
 
 
   
 
 
     
 
 
 
 
 
Copyright PNC 2007-2020 Implementação: B-Way   Programação: AltoDébito