Texto  
 
 
 
PEDRO COUCEIRO NO MÓNACO ARRANCA DA QUINTA LINHA DA “GRELHA”  
2001-05-25  
O piloto português Pedro Couceiro vai largar, domingo, da quinta linha da grelha de partida para a quarta corrida da temporada da Porsche Supercup, a disputar no circuito urbano de Monte Carlo no âmbito do programa oficial do Grande Prémio do Mónaco de Fórmula 1. O representante luso no “campeonato monomarca mais competitivo do mundo” conseguiu o 9º.tempo, entre 24 participantes, na segunda e última sessão de qualificação, que hoje, sexta-feira, teve lugar, tendo ficado a 1,229s da pole position, de onde sairá o francês Stéphane Ortelli, cronometrado em 1m42,197s na sua melhor volta.
O registo do piloto lisboeta foi, todavia, obtido em circunstâncias físicas algo adversas, depois de Couceiro ter protagonizado um aparatoso despiste na “curva da tabacaria”, na primeira qualificação, na quinta-feira, de onde saiu com o 7º. tempo. “Os travões pura e simplesmente não funcionaram e tive uma saída ‘feia’. Veio a apurar-se, depois, que houve uma falha de natureza electrónica, o que me deixou mais tranquilo. Felizmente, a equipa foi espectacular e voltei a ter o carro em boas condições para a segunda sessão”, declarou aos jornalistas um combalido Pedro Couceiro, que se viu obrigado a passar pelo médico da prova tantas eram as dores no final do primeiro dia desta quarta jornada da 9ª. edição da Porsche Supercup.
Quanto à corrida de domingo, o piloto luso está convencido que Ortelli “é o grande candidato à vitória”. O piloto francês com 31 anos e aviver actualmente no Mónaco, é tido por um “especialista” quando corre no Principado, tendo o ano passado ganho acorrida e assinado a volta mais rápida, depois de ter obtido a melhor marca dos treinos de qualificação.
Pedro Couceiro, que em 2000 teve Ortelli como companheiro de equipa, reconhece que “em condições normais ele é quase imbatível” no circuito monegasco. Mesmo assim, acrescenta, há um “pequeno lote de bons pilotos que também goza de algum favoritismo”, como é o caso do alemão Jörg Bergmeister, autor da pole nas três jornadas anteriores da competição.
O piloto lisboeta, por seu lado, promete “lutar por chegar ao fim em melhor posição” do que aquela em que vai arrancar, porque, justifica, “sabe por experiência própria que é bastante difícil ultrapassar” naquele circuito, em especial “se se larga no grupo dos 10 primeiros”, como é o caso de Couceiro. “A partida e as primeiras voltas são, normalmente, decisivas no Mónaco. Vou tentar fazer uma corrida no máximo da concentração e aproveitar todas as oportunidades que me surgirem. Estou seguro que à minha frente, com tantos pilotos interessados na vitória, vai haver uma luta dura pelos lugares da frente e eu posso tirar partido disso”, disse o único piloto português do pelotão do mais conceituado campeonato internacional da Porsche.
A corrida de domingo, com 18 voltas ao traçado monegasco, de 3,370 quilómetros de extensão terá lugar a meio da manhã, após o warm up dos pilotos de Fórmula 1.

Grelha de Partida - 1º. S. Ortelli (Kadach Tuning), 1m42,197s; 2º. S. Maassen (Software AG Racing), a 0.098s; 3º. W. Henzler (Manthey Racing), a 0.527; 4º. A. Zampedri (Kadach Tuning), a 0.816; 5º. J. Bergmeister (Infineon Farnbacher), a 0.855s; 6º. P. Peter (Infineon Team Farnbacher), a 0.979s; 7º. O. Mathai (Manthey Racing), a 0.985s; 8º. R. Kelleners (PZ Rhein-Oberberg), a 1.045s; 9º. Pedro Couceiro (PZ Rhein-Oberberg), a 1.229s; e 10º. M. Werner (Infineon Farnbacher), a 1.366s.
 
 
   
 
 
     
 
 
 
 
 
Copyright PNC 2007-2020 Implementação: B-Way   Programação: AltoDébito