Texto  
 
 
 
Filipe Albuquerque é Campeão Europeu!  
2006-10-29  
Depois de se ter consagrado Campeão Norte Europeu de Fórmula Renault há pouco mais de mês e meio, Filipe Albuquerque repetiu a façanha este fim-de-semana, ao tornar-se também Campeão da Europa de Formula Renault. Com a vitória nas duas intensas corridas que compunham o derradeiro desafio desta época, em Barcelona, o jovem português completou os seus objectivos para este ano de forma espectacular, terminando este importante campeonato na primeira posição da tabela, com 99 pontos.

“Esplêndido! Foi espectacular”, comentou Filipe Albuquerque sem esconder o seu entusiasmo. Como explica o piloto natural de Coimbra, “acabar o campeonato com uma vitória é sempre bom, mas terminar como campeão é ainda melhor. Acabei em beleza!” É com esta atitude positiva que Filipe Albuquerque coloca o seu nome ao lado de figuras como Felipe Massa, vencedor da Renault 2.0 Eurocup em 2001.

Este resultado é ainda mais fantástico se recordarmos que, ao chegar a Barcelona, Albuquerque estava na sexta posição do campeonato. As duas pole positions asseguradas ontem durante os treinos cronometrados foram um claro indicio de que este jovem, que é aliás o único português a alinhar na Red Bull Júnior Team, tinha ainda algumas surpresas reservadas.

Depois de vencer ontem à tarde a primeira corrida do fim-de-semana, Filipe Albuquerque estava determinado a fechar o campeonato com chave de ouro. E assim foi. “O arranque não me correu da melhor forma, mas consegui manter-me no primeiro lugar mesmo assim. Além disso, o segundo classificado estava muito rápido e deu-me alguma luta, mas nunca perdi a liderança e passei a meta na frente”, explicou com modéstia o jovem português.

Com mais dois títulos no seu currículo, a carreira de Filipe Albuquerque vai naturalmente dar agora um grande salto. O futuro ainda apresenta muitas incógnitas. Albuquerque explica que “o futuro ainda está em aberto. Mas seja como for, estou confiante.”

No entanto, não podemos esquecer que a conquista destes dois títulos garantiu também um passo que é um sonho para a carreira de qualquer piloto. Ainda antes do final deste ano, o nosso duplo campeão vai realizar o seu primeiro teste ao volante de um Fórmula 1, neste caso de um Renault F1.

Mas, para já é altura de festejar e Filipe Albuquerque está no sítio certo para o fazer. “Ainda não tenho planos, mas, já que estou em Barcelona, vou aproveitar”, concluiu com a sua habitual boa disposição.
 
 
   
 
 
     
 
 
 
 
 
Copyright PNC 2007-2020 Implementação: B-Way   Programação: AltoDébito