Texto  
 
 
 
Brilhante estreia de Armando Parente  
2008-05-11  
É o mais bem sucedido piloto nacional de karting dos últimos anos e, esta época, aceitou o desafio dos monolugares e logo na competitiva Fórmula ADAC Masters, a competição germânica por onde brilharam nomes como Ralf Schumacher, Nico Rosberg, Sebastian Vettel e Timo Glock. Dá pelo nome de Armando Parente, tem apenas 19 anos e na jornada de estreia, na pista alemã de Oschersleben, cometeu a proeza de terminar as duas corridas na quinta e nona posições, respectivamente.

É, inquestionavelmente, uma das maiores promessas do automobilismo nacional, com nove títulos no karting, com destaque para os conquistados no confronto com os melhores pilotos do mundo, nomeadamente no Open Italiano e no Campeonato da Europa de Juniores. A Formula ADAC Masters foi a opção para a ascensão aos monolugares. Uma das mais competitivas e prestigiadas disciplinas que se disputam na Europa, ou não tivesse sido determinante para nomes como Ralf Schumacher, Nico Rosberg, Sebastian Vettel, Timo Glock, Christian Klien e Adrian Sutil na ascensão até à Fórmula 1. A nível técnico, a Formula ADAC Masters assenta numa monocoque em carbono, equipada com um motor VW de 1.6cc. O calendário é composto por oito jornadas duplas (um total de 16 corridas), com mais de duas dezenas de pilotos (de sete nacionalidades) a integrarem as grelhas de partida.

A prova de abertura da temporada decorreu na pista alemã de Oschersleben, com Armando Parente a ter uma estreia bastante auspiciosa, ao conquistar um quinto e um nono lugar nas duas corridas. Para o jovem lisboeta, o balanço “é positivo, embora esteja convicto que teria sido possível fazer melhor”. Na realidade, não fosse a inexperiência – para além de ser a época de estreia nos monolugares, chegou a Oschersleben com apenas dia e meio de testes ao volante do fórmula equipado com motor VW – o piloto nacional até podia ter sido protagonista de uma estreia ainda mais notável, “se as corridas tivessem sido isentas de percalços. Mas é claro que tenho consciência que, para estreia, dificilmente podia ter feito melhor, havendo agora que trabalhar no sentido de ser ainda mais competitivo, nomeadamente nas travagens, já que, por exemplo, em termos de ultrapassagens, não senti quaisquer dificuldades”.

Foi na primeira corrida de Oschersleben que Armando Parente conquistou o melhor resultado do fim-de-semana. O piloto nacional até não efectuou uma boa partida desde o oitavo lugar da grelha de partida, “perdendo algumas posições, mas ainda recuperei até à quinta posição”. Para a segunda corrida as ambições eram mais limitadas, em função do 13º tempo conquistado na qualificação. Apesar de um bom arranque, o piloto nacional perdeu duas posições na travagem para a primeira curva, “de modo a evitar um acidente entre dois pilotos” e apesar de, nas voltas seguintes, ter protagonizado uma incursão “pela escapatória na chicane”, ainda logrou efectuar uma excelente recuperação até ao nono lugar.

Uma estreia brilhante, sem dúvida, com Armando Parente a sair de Oschersleben com 10 pontos para o campeonato, ele que é mais um “produto” do projecto PNC/Couceiro Júnior Team, liderado pelos irmãos Pedro e Nuno Couceiro.

A segunda prova do calendário da Formula ADAC Masters terá como palco o histórico circuito alemão de Nürburgring, nos próximos dias 22 e 24 de Maio, com a particularidade da jornada servir de suporte a uma das maiores clássicas do automobilismo mundial, as 24 Horas de Nürburgring.
 
 
   
 
 
     
 
 
 
 
 
Copyright PNC 2007-2020 Implementação: B-Way   Programação: AltoDébito