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COUCEIRO TERMINA EM 9º PRIMEIRA CORRIDA DE INDIANÁPOLIS  
2000-09-23  
O piloto português Pedro Couceiro concluiu hoje, sábado, na 9ª. posição a primeira das duas corridas da Porsche Supercup em Indianápolis, disputada no âmbito do Grande Prémio dos Estados Unidos da América de Fórmula 1. Um toque de um adversário, ainda durante a primeira volta, afectou irremediavelmente o rendimento do Porsche 911 GT3 do piloto lisboeta, que se viu obrigado a alterar os planos de uma prova que pretendia fazer “ao ataque”. A vitória pertenceu ao alemão Bernd Mayländer, que largou da pole position e se manteve na liderança durante todas as 16 voltas da corrida, que cumpriu em 26m43,107s.
Couceiro relatou aos jornalistas, no final, que “arranquei muito bem” do 10º. lugar da grelha de partida. Na \'negociação\' para a primeira curva, o português seguia já na oitava posição, após ultrapassar Wolf Henzler e Enrico Bertaggia, dois pilotos que haviam saído à sua frente. Porém, quando procurava posicionar-se para discutir o sétimo posto com Altfrid Heger, logo na segunda curva da corrida, este não permitiu que o representante luso se fosse colocar a seu lado. “Fechou a \'porta\' e eu tive de levantar ligeiramente o pé. Foi o suficiente para o Bertaggia e o Randy Pobst, que seguiam colados ao meu carro, me tivessem passado”, explicou o piloto lisboeta.
O pior, todavia, ainda estava para vir: no final da primeira volta, numa “recta feita a fundo”, o carro do português foi fortemente tocado na traseira, por acção do italiano Alessandro Zampedri. Em consequência, o Porsche de Couceiro ficou mais difícil de pilotar, por força de um trem traseiro “completamente desalinhado” e de um escape danificado, contribuindo para uma assinalável perda de potência do carro nº. 23. “A partir dali, já não havia mais nada a fazer. Foi defender o lugar até final. Mesmo assim foi difícil e acabei por subir um lugar na classificação por ter havido um problema na frente da corrida, que motivou um stop and go para Jörg Bergmeister”, adiantou Couceiro.
No final, todavia, a equipa do jovem piloto alemão, que sairá da pole position para a segunda corrida a disputar em Indianápolis, amanhã, domingo, não concordou com a decisão da direcção da corrida e esboçou um protesto, o que inviabilizou a oficialização da classificação dentro dos prazos habituais.
Recorde-se que próxima corrida da Porsche Supercup, a última da temporada, se disputa amanhã, domingo, com Pedro Couceiro a largar da segunda linha da grelha de partida, mercê de um excelente 4º lugar na sessãod e qualificação, na sexta-feira. “Estou confiante num bom resultado. Se conseguir uma partida tão boa como a de hoje, terei algumas chances e posso discutir um lugar no pódio”, confessou, esperançado, Couceiro.
Classificações
1ª. corrida em Indianápolis — 1º. Bernd Mayländer, 16 voltas em 26m43,017s, à média de 150,589 km/h; 2º. Stéphane Ortelli, a 5,173s; 3º. Patrick Huisman, a 5,490s; 4º. Sascha Maassen, a 5,750s; 5º. Randy Pobst, a 6,092s; 6º. Altfrid Heger, a 8,719s; 7º. Enrico Bertaggia, a 9,380s; 8º. Marco Werner, a 10,710s; 9º. Pedro Couceiro, a 14,878s; e 10º. Wolf Henzler, a 20,688s
 
 
   
 
 
     
 
 
 
 
 
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