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PROBLEMAS DE PNEUS ENCURTAM CORRIDA DE HUNGARORING  
2000-07-15  
Os pneus foram os principais protagonistas da nona e antepenúltima corrida da época da Porsche Supercup, que hoje, domingo, o alemão Bernd Mayländer venceu, no meio de alguma polémica, em Hungaroring, nos arredores de Budapeste, pouco antes do Grande Prémio da Hungria de Fórmula 1. Inicialmente prevista para durar 16 voltas, o director da corrida e o responsável da Porsche encarregue da gestão desportiva do campeonato, Uwe Brettel, decidiram interrromper a prova à 12ª. passagem pela meta, invocando para tal os problemas de pneus com que se debatiam os pilotos ainda em pista, a ponto de as autoridades desportivas recearem pela sua segurança.
Pedro Couceiro, o único português que alinha no “campeonato monomarca mais competitivo do mundo”, já não viu a bandeira xadrez, por ter sido forçado a abandonar à sétima volta. Na origem da desistência, a quinta do infortunado piloto lisboeta esta temporada, esteve, uma vez mais, um abalroamento. Desta feita, porém, Couceiro iliba os seus adversários de quaisquer responsabilidades. “Foi uma situação normal de corrida”, declarou, no final.
“Tudo aconteceu em dois ou três segundos. Estava a discutir o 8º. lugar, depois de uma boa partida, com o Jean-Pierre Malcher, o Enrico Bertaggia e o Marco Werner”, explicou aos jornalistas. “O Malcher — continuou — estava com o carro instável e já tinha perdido um ou dois lugares. No fim da sexta volta, coloco-me ao lado dele e quando tento a ultrapassagem ele 'fecha a porta' de uma forma brusca. Fui forçado a ir pela relva uns metros e voltei à pista com o carro um pouco descontrolado. Ainda travei forte, mas acabei por tocar com a frente direita do meu Porsche na traseira do dele. Consegui, mesmo assim, segurar o carro dentro da pista, mas o Bertaggia vinha mesmo em cima e não pôde evitar o abalroamento… Foi pena, porque tinha os pneus em melhores condições do que a maioria dos meus adversários, por ter optado por sair com pressões diferentes do normal, e estava a ser um dos mais rápidos. É a minha sina, este ano”.
O episódio que ditou a desistência de Couceiro acarretou também os abandonos de Malcher, campeão da Porsche Supercup em 1995, e de Bertaggia. E foi, diga-se, uma das poucas "molhadas" que a corrida registou. Com um composto de borracha que se revelou inadequado para um tapete de asfalto poeirento e abrasivo e duas curvas para a direita demolidoras, à entrada e à saída da recta da meta, os pneus que a Pirelli levou para a Hungria fizeram com que poucos pilotos se afoitassem em ultrapassagens.
O vencedor, Bernd Mayländer, ficou a dever o seu primeiro triunfo esta época, em grande medida, à espectacular partida que fez e ao facto de seguir na dianteira quando a corrida foi dada por terminada. Arrancou do 4º. lugar da "grelha" para se colocar na frente de Oliver Mathai, o detentor da pole position, logo nos primeiros metros, e passou então a pressionar o seu compatriota Altfrid Heger, que foi o primeiro líder. Acabou por o ultrapassar, numa travagem mais apertada, na segunda volta. Depois, com os pneus e o carro a colaborar e sem ninguém à sua frente, o alemão ainda chamou a si a volta mais rápida, ao ser cronometrado em 1m46,630s na terceira vez que cruzou a linha de chegada. De resto, é de assinalar que os sete primeiros a cortar a meta ocuparam os sete lugares da frente da grelha de partida.
No final das 12 voltas que durou a corrida magiar, alguns pilotos manifestaram o seu desagrado face à decisão da direcção da prova. Entre eles, contava-se Patrick Huisman, líder da competição e vencedor da Porsche Supercup nos últimos três anos, e o francês Stéphane Ortelli, companheiro de Pedro Couceiro na PZ Rhein-Oberberg. O primeiro, 5º. lugar na corrida, conheceu em Hungaroring uma das suas piores classificações esta temporada, enquanto o segundo passou a estar acompanhado por Mayländer na 2ª. posição da tabela classifcativa individual.
A próxima corrida da Porsche Supercup disputar-se-á no circuito de SPA Fancorchamps no próximo dia 27, no âmbito do Grande Prémio da Bélgica de F1.
Classificações
CORRIDA — 1º. Bernd Mayländer, 12 voltas em 21m41,274s, à média de 131,962 km/h; 2º. Altfrid Heger, a 2,407s; 3º. Oliver Mathai, a 2,926s; 4º. Sascha Maasen, a 3,377s; 5º. Patrick Huisman, a 5,462s; 6º. Wolf Henzler, a 8,575s; 7º. Stéphane Ortelli, a 8,887s; 8º. Bruno Eichmann, a 9,208s; 9º. Duncan Huisman, a 9,555s; e 10º. Marco Werner, a 10,333s. (Classificaram-se mais 10 pilotos).
CAMPEONATO – 1º. Patrick Huisman (Eschmann-Manthey), 132 pontos; 2º. Bernd Mayländer (PZ Koblenz-PMC), 118; 3º. Stéphane Ortelli (PZ Rhein-Oberberg), 118; 4º. Oliver Mathai (Kadach Tuning), 110; 5º. Sascha Maassen (Eschmann-Manthey), 102; 6º. Altfrid Heger (PZ München-Valier), 85; 7º. Jörg Bergmeister (Farnbacher Racing), 81; 8º. Alessandro Zampedri (Kadach Tuning), 67; 9º. Wolf Henzler (Kadach Tuning), 62; 10º. Marco Werner (Infineon Tech-Obermaier), 50; …15º. Pedro Couceiro (PZ Rhein-Oberberg), 32. (Estão classificados mais cinco pilotos).
 
 
   
 
 
     
 
 
 
 
 
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