Texto  
 
 
 
COUCEIRO COM PROBLEMAS DE TRAVÕES FICA-SE PELO 16º. TEMPO DA QUALIFICAÇÃO  
2001-06-23  
O piloto português Pedro Couceiro larga amanhã, domingo, da oitava linha da grelha de partida para a quinta corrida da temporada da Porsche Supercup, a disputar no circuito de alemão de Nürburgring, antes do Grande Prémio da Europa de Fórmula 1. Da pole position vai sair o alemão Jörg Bergmeister, que ontem, sexta-feira, na primeira das duas sessões cronometradas, efectuou a volta mais rápida (1m45,185s).
Desta feita, o único representante português no “campeonato monomarca mais competitivo do mundo” esteve uns furos abaixo do bom nível exibido nas provas anteriores, tendo-se ficado pelo 16º. tempo final (1m46,375s). “Na primeira qualificação, tanto eu como o meu novo colega de equipa [Wolf Henzler] tivemos imensos problemas de travões. As coisas melhoraram para a segunda sessão, mas o que é facto é que os nossos carros não se mostraram suficientemente rápidos para acompanhar o andamento da maioria dos pilotos alemães, que nesta mesma pista correram há pouco mais de um mês uma prova pontuável par o respectivo campeonato nacional [Porsche Carrera Cup]”, explicou o piloto lisboeta aos jornalistas.
Por isso, acrescentou Couceiro, não é de estranhar que os primeiros lugares da \"grelha\" pertençam aos concorrentes germânicos, que relegaram para posições nada habituais pilotos como Marco Werner, actual líder da competição, que se ficou pelo 9º. registo no cômputo das duas sessões de qualificação, ou Stéphane Ortelli, actual 2º. classificado no campeonato internacional Porsche, a quem cabe o 10º. posoto na grelha de partida. “Um segundo na Porsche Supercup é muito tempo. Sendo a primeira vez que corremos aqui com o carro nestas condições, é uma vantagem enorme ter já efectuado uma corrida ou treinado nesta pista”, reforçou.
Assim sendo, o piloto português está à espera de uma “corrida de paciência”, com uma “grelha de partida compacta” e “alguma confusão” nas primeiras voltas. “Todos querem ganhar e para quem, como eu, sai da segunda metade da \'grelha\', vai ser difícil chegar aos primeiros lugares. Só com uma hecatombe... Mas lutarei pelo melhor resultado possível”, assegurou Pedro Couceiro, que viu o alemão Ralf Kelleners tornar-se, nos últimos dias, piloto oficial Audi na ALMS (American Le Mans Series), resignando, por isso, ao lugar que ocupava, desde o início da época, na PZ Rhein-Oberberg, a equipa onde milita o português.
A corrida de amanhã, com cerca de 70 quilómetros, tem lugar após o warm up da F1, sensivelmente a meio da manhã.
Melhores tempos da qualificação — 1º. Jörg Bergmeister, melhor volta em 1m45,185s, à média de 155,930 km/h; 2º. Tim Bernhard, 1m45,367s; 3º. Christian Manzel, 1m45,448s; … e 16º. Pedro Couceiro, 1m46,375.
 
 
   
 
 
     
 
 
 
 
 
Copyright PNC 2007-2020 Implementação: B-Way   Programação: AltoDébito