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REGRESSO POSITIVO DE COUCEIRO À PORSCHE SUPERCUP  
2005-05-09  
Pedro Couceiro esteve ontem no circuito da Catalunha para disputar a segunda ronda do campeonato Porsche Supercup, prova integrada no G.P. Espanha de F1.

O convite da Porsche para guiar carro Nº1, carro destinado a pilotos escolhidos pela marca alemã para pontualmente integrarem o competitivo pelotão da Supercup, marcou o regresso do piloto português àquele que é considerado o mais importante troféu monomarca do desporto motorizado internacional.

Com apenas uma sessão de treinos livres de 45 min., Couceiro teve de trabalhar muito com os técnicos da marca para suplantar a falta de tempo de adaptação ao seu novo carro.

“O novo modelo do Porsche 911, o 997, é fantástico e com performances muito superiores ao modelo em que corri em 2001. Travões cerâmicos, caixa sequencial e um chassis bastante mais equilibrado transformaram a Supercup num verdadeiro campeonato internacional GT – monomarca. Os tempos que estamos a efectuar são impressionantes quando comparados com os actuais GT e em que corro actualmente.”, referiu couceiro.

De facto, pôde verificar-se que a Porsche deu, uma vez mais, um grande salto em termos de performance, reforçando a Supercup como o troféu monomarca mais rápido do panorama da velocidade internacional.

E se nas qualificações Couceiro não estava contente com a marca alcançada, o mesmo não se pôde verificar após a corrida, disputada domingo de manhã.

Com dois jogos de pneus á sua disposição, os piloto regularmente atacam somente no final da qualificação única de 45 min., quando o carro está mais leve e com “goma nova”.
Quando tudo faria antever uma excelente posição na qualificação para o piloto português, um piloto mais lento deitou tudo a perder na sua volta única final.

“Com o primeiro jogo de pneus mantive-me entre os 5 primeiros até 11 minutos do final da sessão. O novo pneu da Michelin é muito eficaz, mas o piso deste circuito continua a ter a particularidade de só permitir efectuar uma volta de qualificação. O asfalto é muito abrasivo e as pressões e temperaturas sobem demasiado no final da 1ª volta. Um piloto mais lento não me facilitou a vida na minha ‘volta do pneu’ e, mesmo tentando uma segunda vez, sabia que dificilmente conseguiria manter a minha posição”, afirmou Couceiro.

Foi precisamente o que se passou, com o piloto a descer até á décima posição e a ver hipotecada a hipótese de lutar por um podium na prova espanhola.
Resultados Qualificação

1º A.Zampedri – 1:45.045
2º P.Huisman – 1:45.199
3º G.Horion – 1:45.661
4º R.Westbrook – 1:45.775
5º D.Saelens – 1:45.808
6º R.Lietz – 1:46.064
7º T.Bergmeister – 1:46.407
8º J.Seyffarth – 1:46.639
9º L.Arnold – 1:46.653
10º P.Couceiro -1:46.658

Na corrida, Couceiro viria a terminar em sétimo, depois de uma corrida muito disputada com Bergmeister e onde teve de suplantar as características e afamadas “batalhas” da Porsche Supercup.
Um bom resultado para o piloto luso, que no regresso á Supercup, voltou a mostrar rapidez e a estar entre os melhores.

“Foi uma corrida fantástica para mim, pois vinha com o ‘handicap’ da qualificação e tinha um árduo trabalho pela frente, que felizmente suplantei. Já tinha saudades desta competição. Tenho continuado a seguir o campeonato desde que passei a disputar os ‘GT’, mas voltar a estar e a ver por dentro esta prova foi maravilhoso. Dá para perceber porque continua a ser a referência neste tipo de competições.”, terminou Couceiro.

Resultados Corrida (14 voltas)

1º A.Zampedri – 25:00.932
2º P.Huisman – a 1.957
3º D.Saelens – a 3.793
4º G.Horion – a 4.457
5º R.Westbrook – a 7.713
6º C.Menzel – a 13.255
7º P.Couceiro – a 17.128
8º R.Lietz – a 18.460
9º T.Bergmeister – a 18.553
10º F.Walfisch – a 22.852


Pedro Couceiro partirá já esta semana para Valência onde em conjunto com Miguel Pais do Amaral onde irão disputar a segunda ronda do Campeonato Espanhol de GT.
Couceiro e Amaral foram segundos na última ronda disputada em Jarama/Madrid.
 
 
   
 
 
     
 
 
 
 
 
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