Texto  
 
 
 
Albuquerque com duas corridas nos pontos  
2006-04-30  
A prova inaugural do campeonato Formula Renault Eurocup 2.0 decorreu este fim-de-semana no circuito belga de Zolder com muita emoção para Filipe Albuquerque. O piloto que é o único português a alinhar no projecto Red Bull Júnior Team terminou as duas corridas do fim-de-semana em 9º e 6º lugares, assegurando assim importantes pontos para um campeonato que se mostra promissor.

Mas este foi também um evento de sustos para o jovem piloto de Coimbra. Aliás o fim-de-semana poderia mesmo ter ficado completamente comprometido. Logo na quinta-feira, durante os testes colectivos, partiu-se uma jante do seu mono-lugar e Filipe Albuquerque não conseguiu evitar o despiste e consequente capotamento. Felizmente, saiu ileso do aparatoso acidente e já estava pronto para voltar ao ataque quando os treinos cronometrados começaram.

“O meu andamento foi bom durante o fim-de-semana, apesar de todas as dificuldades com que me deparei”, comentou Albuquerque, explicando que “a equipa teve de reparar o carro de raiz e, como era de esperar, não ficou logo com a afinação perfeita. Mas fomos modificando as coisas ao longo do fim-de-semana e ficou cada vez melhor. Nos treinos cronometrados tive muita dificuldade em fazer voltas limpas visto que estavam muitos carros em pista e ainda não estamos habituados a estes novos regulamentos que só permitem 40 minutos em pista e 6 voltas para conseguir o melhor tempo”.

Depois de terminar a corrida de ontem no 9º lugar, Filipe Albuquerque arrancou hoje da 11ª posição na grelha de partida. Com um arranque brilhante, o piloto da Red Bull saltou logo alguns lugares, passando para 8º ainda na primeira volta. No entanto, um toque com outro piloto logo na primeira curva acabou por se mostrar determinante no resultado final. “No que diz respeito à corrida de hoje, acho que estive com andamento para competir entre os cinco primeiros”, disse o piloto. “Infelizmente, quando tive o toque no início da corrida senti logo que o carro estava a perder aderência. A partir daí, o problema foi piorando gradualmente e, a meio da corrida, já se estava a tornar perigoso. Ainda assim, tive um bom andamento”, confirmou.

Com a 9ª e 6ª posições asseguradas em Zolder, Filipe Albuquerque demonstrou que está à altura de qualquer desafio, por mais adversas que sejam as condições. Com sorte ou azar, o piloto português está pronto para enfrentar o próximo evento, a segunda ronda do Campeonato Norte Europeu de Formula Renault, que irá decorrer no circuito de SPA, na Bélgica, nos próximos dias 13 e 14 de Maio.

 
 
   
 
 
     
 
 
 
 
 
Copyright PNC 2007-2020 Implementação: B-Way   Programação: AltoDébito