Já terminou o primeiro fim-de-semana de corridas do Campeonato Norte Europeu de Fórmula Renault e Filipe Albuquerque já conquistou a sua primeira vitória da época. A prova inaugural do calendário 2006 decorreu em Oscherleben, na Alemanha, com um inicio complicado e um final brilhante para aquele que é o único piloto português a alinhar na Red Bull Júnior Team.
“Foi simplesmente brilhante conseguir uma vitória tendo em conta as condições que tínhamos no inicio do fim-de-semana”, comentou Filipe Albuquerque recordando as dificuldades que enfrentou durante os treinos cronometrados. Um problema com o “chão” do carro relegou-o para a sétima posição durante a primeira sessão. No entanto, depois de resolvida a questão, o piloto português mostrou o seu verdadeiro potencial ao assegurar a segunda melhor marca na segunda sessão.
Partindo da sétima posição da grelha, Filipe Albuquerque acabou por ficar na mesma posição até ao final da primeira corrida. “Esta é uma pista em que é muito difícil ultrapassar”, explicou, acrescentando que “além disso, os seis primeiros classificados tinham arrancado com pneus novos enquanto que nós resolvemos guardar os pneu novos para a segunda corrida.”
E essa foi sem dúvida a aposta certa, visto que a segunda corrida foi dominada do principio ao fim pelo ás da Red Bull Júnior Team. “Equipado com pneus novos, passei facilmente para o primeiro lugar e, enquanto estavam a disputar o segundo lugar, tive apenas de controlar a corrida para chegar à vitória.”
Já no próximo fim-de-semana, Filipe Albuquerque desloca-se à Bélgica para competir no circuito de Zolder, evento que irá abrir as hostilidades do segundo campeonato em que o piloto português está inscrito: o Fórmula Renault 2.0 EuroCup. Em relação a Zolder, Albuquerque comenta que “é uma pista bastante complicada. Mas espero conseguir terminar entre os três primeiros. Vão lá estar presentes alguns pilotos extra, além dos que competiram aqui em Oscherlben, e não sei bem como será o seu andamento. Mas quero vencer”. |