Texto  
 
 
 
Acidente dramático rouba vitória a Filipe Albuquerque em Sebring  
2023-03-19  
As 12h de Sebring do Campeonato Norte Americano de Resistência (IMSA), estavam a correr de feição para Filipe Albuquerque, Ricky Taylor e Louis Deletraz que com todas as peripécias de uma corrida de 12 horas, eram os candidatos à vitória. Mas o desfecho acabaria por ficar muito longe dos desejos do piloto português. Depois uma série de interrupções de corrida devido a bandeiras vermelhas, Filipe assumiu o volante do Acura #10 para encetar o ataque à vitória.

Depois da última paragem nas boxes Filipe entrou em pista na terceira posição. Destemido e focado no objectivo, efectuou uma excelente ultrapassagem para chegar ao segundo posto. A noite na Flórida reservava cenários sombrios. Filipe aproveita o bom andamento do seu carro para recuperar o primeiro lugar, que esteve nas suas mãos grande parte da prova. Mas, dois toques seguidos do seu adversário levaram-no a bater nas barreiras e a regressar à pista descontrolado onde acabou por ser abalroado por mais um adversário. Um acidente aparatoso que, apesar da violência, não teve consequências físicas para Albuquerque.

Em suma, os três pilotos da frente acabaram por ficar naquele incidente quando faltava pouco tempo para o final da corrida. A vitória certa acabou naquele preciso momento e o 10º posto foi o resultado final. Ainda assim, Filipe fica no segundo lugar em termos de Campeonato.

No final, depois de refeito do embate e do infortúnio, Filipe já só pensava na próxima prova: “Foi uma corrida muito intensa ao longo das 12 horas. O carro estava muito bom e acho que o tempo que estive ao volante estive sempre na frente. Levámos uma penalização por excesso de velocidade nas boxes, mas nem isso nos roubou o objectivo, porque recuperámos sempre o tempo perdido. A última paragem nas boxes, não foi das melhores e regressei à pista em terceiro”, começou por explicar.
“O pior estava então para vir. Recuperei para segundo e só a vitória nos interessava. E na primeira oportunidade procurei o primeiro lugar. Naquele momento estávamos a ultrapassar os carros mais lentos, fui agressivo na ultrapassagem ao Porsche e ele não me viu quando me coloquei ao lado dele e bateu-me de lado duas vezes e não consegui evitar o acidente. Apesar dos embates fortes, estou bem fisicamente e isso é o mais importante. Foi pena a corrida ter terminado assim, mas o IMSA é isto, imprevisível e no limite e desta vez não correu bem para os três da frente. Agora é ficar focado na próxima e voltar a dar tudo em pista”, concluiu Filipe Albuquerque.

A próxima jornada do IMSA terá lugar a 14 e 15 de Abril em Long Beach

 
 
   
 
 
     
 
 
 
 
 
Copyright PNC 2007-2020 Implementação: B-Way   Programação: AltoDébito