Texto  
 
 
 
COUCEIRO VAI PARTICIPAR NAS 24 HORAS DE DAYTONA  
2001-01-23  
Pedro Couceiro vai participar na edição deste ano das 24 Horas de Daytona, uma das mais emblemáticas provas de resistência do automobilismo internacional. O piloto português integrará uma das duas formações que o preparador alemão Jürgen Alzen irá fazer correr a 3 e 4 de Fevereiro na pista norte-americana.
Nesta sua estreia nas grandes provas de resistência mundiais, Couceiro irá estar aos comandos de um Porsche 911 GT3 R, capaz de debitar 420 cavalos de potência, e terá como companheiros de equipa o holandês Duncan Huisman e dois pilotos experientes neste tipo de corridas: o Suiço Zadra e o Alemão Gallede.
“Sinto-me bastante satisfeito com o convite do Jürgen Alzen. Tínhamos falado vagamente no assunto há quase três meses, mas não tinha programado a minha participação numa prova tão importante. Estou contente, como é natural, e tudo vou fazer para retribuir esta confiança com um bom resultado, designadamente entre a categoria GT”, comentou Pedro Couceiro a propósito desta sua estreia nas grandes provas de resistência, em que estão inscritas cerca de 125 equipas.
Para este relativo optimismo do piloto lisboeta contribuem o facto de “o Porsche em que iremos correr não me ser totalmente estranho, uma vez que é a evolução do GT3 a que estou habituado na Porsche Supercup”, e o conhecimento e a “muita confiança profissional” existente entre o preparador alemão, Couceiro e Duncan Huisman. “O Jürgen Alzen conhece-me bem, por ser o preparador dos carros com que a PZ Rhein-Oberberg, a equipa que nos últimos dois anos representei, tem alinhado na Porsche Supercup. O Duncan foi meu colega na mesma equipa, o ano passado, e entre nós há um bom relacionamento e uma grande identificação de pontos de vista sobre o desporto automóvel, o que é uma factor importante em provas deste género. Para compensar uma menor experiência dos dois relativamente a provas de resistência, teremos connosco o Zadra, que tem disputado o Campeonato do Mundo num Ferrari 333, e o Gallende, um 'habitué' das 24 Horas de Nürburgring”, referiu o esperançado Couceiro, que lembrou ainda o facto de o GT3 R ser o modelo detentor do recorde da pista de Daytona, na categoria GT, com 1m52,028s, à média de 184,1 km/h..
O programa da prova compreende a realização de cinco sessões de treinos livres, sendo uma delas nocturna, e de duas de qualificação, marcadas para 1 e 2 de Fevereiro. A corrida propriamente dita começa à 13 horas locais (18 horas em Lisboa) de sábado, dia 3, para terminar à mesma hora do dia seguinte, domingo. “Vou ter tempo suficiente para me habituar ao carro, o que, aliás, não antevejo nada difícil. Mais exigente vai ser a qualificação, dado que se irão apresentar cerca de 25 modelos Porsche 911 GT3 R, mas, sinceramente, conto efectuar uma qualificação sem problemas e poder lutar por um resultado honroso para a Jürgen Alzen Motorsport entre os GTs”, salientou o piloto português.
Couceiro vai ter este ano uma época muito preenchida, projectando alinhar em 24 provas. Para além das 24 Horas de Daytona, irá cumprir a sua quarta época na Porsche Supercup (11 corridas) e fazer equipa com Miguel Pais do Amaral no Campeonato de Espanha de GTs (seis jornadas, com duas corridas cada).
 
 
   
 
 
     
 
 
 
 
 
Copyright PNC 2007-2020 Implementação: B-Way   Programação: AltoDébito