|
|
|
|
|
|
|
|
|
COUCEIRO VAI LARGAR DA 6ª. LINHA DA GRELHA DE PARTIDA |
|
2000-08-12 |
|
|
|
Na segunda sessão de qualificação para a nona e antepenúltima jornada da Porsche Supercup da temporada, o piloto português Pedro Couceiro manteve o 11º. tempo, pelo que larga amanhã, domingo, da sexta linha da grelha de partida para a corrida de Hungaroring, nos arredores de Budapeste, antes do Grande Prémio da Hungria de Fórmula 1. Da pole position vai sair o alemão Oliver Mathai, que na primeira das duas sessões cronometradas deu uma volta à pista magiar, de 3,975 quilómetros de extensão, em 1m45,208s.
Foi sem chuva, mas com um calor de 32° centígrados e os mesmos problemas de “precoce perda de aderência dos pneus” Pirelli que "calçam" todos os Porsche 911 GT3 dos 25 pilotos participantes na corrida húngara, que teve lugar, na tarde de hoje, sábado, a segunda sessão de qualificação. Como era de esperar, a maioria dos pilotos melhorou os seus tempos, embora essa melhoria nem sempre tenha tido correspondência ao nível da formação da grelha de partida.
É o caso de Couceiro, o único representante português no “campeonato monomarca mais competitivo do mundo”, que logrou tirar 366 milésimos à sua melhor marca da véspera, evolução, todavia, insuficiente para entrar no top ten da qualificação para a corrida húngara. “Com estes pneus, o meu carro fica inguiável ao fim de meia dúzia de voltas. Não pude, por isso, fazer muitas voltas a pensar num tempo ideal, mas o que fiz deixa- -me com a sensação do dever cumprido, pois os primeiros 12 pilotos da 'grelha' estão todos dentro do mesmo segundo. Este pomenor diz bem da competitividade da Supercup neste momento”, declarou Couceiro aos jornalistas.
Instado a pronunciar-se sobre a corrida, Couceiro realçou o facto de “não ser fácil ultrapassar em Hungaroring” e chamou a atenção para o “papel determinante que os pneus vão desempenhar”. Numa prova tipo sprint, como são as corridas da Porsche Supercup, os pneus “são esssenciais a uma boa partida e se não aguentarem, em boas condições, os primeiros dois terços da corrida, então tudo passa a ser uma lotaria. Esse cenário, pelo que se viu nos treinos, tem de se pôr em Hungaroring. Já que tenho tido uma época cheia de azares, vou esperar que a sorte me bata à porta, desta vez, e aproveitar qualquer chance que tenha. Seria óptimo terminar nos cinco primeiros”, acrescentou, a concluir, o piloto lisboeta.
De referir, ainda, o excelente comportamento de Oliver Mathai, vice- -campeão da Porsche Supercup em título, que foi o piloto mais rápido nas duas sessões de qualificação. A corrida de amanhã, de 16 voltas, tem lugar após o warm up da F1, sensivelmente a meio da manhã.
Composição da grelha de partida — 1º. Oliver Mathai, melhor volta em 1m45,208s, à média de 136,016 km/h; 2º. Altfrid Heger, 1m45,615s; 3º. Sascha Maassen, 1m45,654s; 4º. Bernd Mayländer, 1m45,657s; 5º. Wolf Henzler, 1m45,737s; 6º. Patrick Huisman, 1m45,780s; 7º. Stéphane Ortelli, 1m45,826s; 8º. Jean-Pierre Malcher, 1m45,850s; 9º. Duncan Huisman, 1m45,860s; 10º. Bruno Eichmann, 1m46,103s; e 11º. Pedro Couceiro, 1m46,159s. (Qualificaram-se mais 14 pilotos). |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|