Poucos meses após uma brilhante época de estreia ao volante de automóveis (até 2005 este jovem piloto português apenas havia competido no Karting), na qual foi destacado com o título de Melhor Rookie tanto na Fórmula Renault Europeia como na Alemã, Filipe Albuquerque prepara-se agora para o arranque de mais um ano em que vai competir em duas disciplinas em simultâneo.
Depois de uma entrada com o “pé direito” o piloto de Coimbra, viu renovada a confiança nele depositada por parte da Red Bull que voltou a incluí-lo no Red Bull Júnior Team, para mais uma aposta única e que à qual nunca qualquer piloto nacional teve acesso. Filipe Albuquerque é não só o único piloto nacional incluído no Red Bull Júnior Team, como goza de um estatuto absolutamente invejável. O piloto cuja carreira é gerida pela PNC (dos irmãos Pedro e Nuno Couceiro) agarrou esta oportunidade e logo na sua estreia deu mostras de estar à altura do desafio. O ano de 2006 vai ser novamente de grande empenho.
Apesar de este ano não participar no Campeonato de Espanha F3, Filipe Albuquerque não vai ainda assim ter tempo para muito descanso, repartindo a sua energia pela Fórmula Renault 2.0 Europcup e a Fórmula Renault North European Championship, totalizando mais de uma dúzia de eventos e cerca de 30 corridas. Mas, para Albuquerque, isso não parece ser um problema. “Quase todos os pilotos da Fórmula Renault fazem os dois campeonatos e o calendário deste ano já foi criado com isso em mente”, comentou o piloto, explicando que “já no ano passado a nossa equipa conseguiu lidar com essa pressão e creio que este ano estaremos ainda melhor preparados”.
O que poderá exercer uma pressão extra sobre Filipe Albuquerque é precisamente o destaque que conseguiu em 2005. “Os meus adversários mais directos sabem que posso ganhar os dois campeonatos. É portanto natural que façam alguma pressão sobre mim”, afirmou Albuquerque. “Mas acho que posso vencer mesmo assim”, acrescentou.
No que toca ao sucesso da época passada, o piloto admite que “foi óptimo. De facto, não estávamos à espera de um andamento tão bom visto que era o meu ano de estreia. No final, tanto a equipa, como a Red Bull e o meu agente ficaram contentíssimos com o resultado. Este ano, espero andar entre os primeiros regularmente. Nestas coisas nunca se sabe, mas creio que posso ganhar e é isso mesmo que vou tentar fazer.”
Filipe Albuquerque está a postos para mais este desafio, que em termos competitivos arranja na antiga Alemanha de Leste mais propriamente em Ochsersleben para a prova de arranque da do Campeonato de Fórmula Renault da Europa do Norte.
Calendário 2006
F. Renault 2.0 Eurocup
29/04 a 30/04 Zolder
17/06 a 18/06 Istambul
15/07 a 16/07 Misano
05/08 a 06/08 Nurburgring
09/09 a 10/09 Donington
30/09 a 01/10 Le Mans
21/10 a 22/10 Barcelona
F. Renault North European Championship
22/04 e 23/04 Oscherleben – Alemanha
13/05 e 14/05 SPA - Bélgica
15/06 e 16/06 Assen
05/08 e 06/08 Nurburgring
05/08 e 06/08 Zanvoort (a confirmar)
26/08 e 27/08 Hockenheim
Data a confirmar Mantorp Park |