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PEDRO COUCEIRO COM \"FOME\" DE RESULTADOS NO SEU QUARTO ANO DE PORSCHE SUPERCUP  
2001-04-10  
Pedro Couceiro inicia este fim-de-semana, em Imola, Itália, a sua quarta participação consecutiva na Porsche Supercup, que o piloto lisboeta antevê como “disputadíssima e a mais selectiva de sempre”, fazendo jus, mais do que nunca, ao título de “campeonato monomarca mais competitivo do mundo”, como é internacionalmente referido pelos media da especialidade. Como principais novidades desta nona edição da competição, o único representante português aponta “a ausência de Patrick Huisman”, campeão nos últimos quatro anos, e a adopção de uma “nova asa traseira que confere maior estabilidade” ao Porsche 911 GT3, com mais de 370 cavalos, que tripularão todos os 26 pilotos inscritos.
Motivado pelos “resultados muito positivos” dos testes que realizou no defeso, Couceiro ambiciona “poder lutar, corrida a corrida, por um lugar nos cinco primeiros”. Neste tipo de competições, justifica, “não se podem fazer grandes planos para a época inteira”, como o próprio sabe por “difícil” experiência pessoal: “O ano passado também tinha projectos para me classificar entre os cinco da frente no final do campeonato, mas um problema com o fornecimento de pneus fez-me mudar de ideias a meio da temporada, depois de ter sido forçado a desistir três vezes seguidas. Aprendi a lição e este ano vou procurar concentrar-me numa prova de cada vez, para poder dar o meu máximo em todas as 11 corridas que iremos fazer. A regularidade só é possível com resultados...”.
Aliás, a pré-época deixou indicadores de “algum optimismo” a Pedro Couceiro. Ainda a semana passada, em Monza, na sessão de testes que a Porsche promoveu para todos os participantes, antes do início efectivo do campeonato, rodou “cerca de 850 quilómetros em dois dias”, o que nunca aconteceu antes na sua carreira internacional. “Foi pessoalmente muito desgastante, mas experimentámos quase todas as soluções possíveis em termos de acerto do carro e de pneus. Estou satisfeito com os resultados atingidos, até porque andei regularmente no grupo dos oito mais rápidos e o carro respondeu sempre bem a todas as alterações que fomos introduzindo. Estou completamente à-vontade com o 911 GT3 e nunca me senti tão confiante no carro, que com a nova asa traseira proporciona mais gozo a quem o conduz nos limites”, adianta Couceiro.
• COM KELLENERS PARA DAR O TÍTULO POR EQUIPAS À PZRO
Num ano de várias mudanças e de grandes mexidas no plantel das principais equipas do pelotão, o único português a alinhar no mais exigente campeonato Porsche que se disputa a nível mundial foi dos poucos que se manteve fiel à equipa que representou nas duas últimas temporadas, a PZ Rhein-Oberberg. “Tive a possibilidade de mudar, mas optei por continuar”, confirma o piloto do carro nº. 11, que acrescenta: “O team manager, Georg Müller-Breuer, deu-me as garantias necessárias para que renovasse a confiança na equipa, tanto mais que este ano vamos ter apenas dois carros em pista, contra os três com que nos apresentámos nas duas últimas épocas. Esta concentração de meios visa não só uma maior disponibilidade e apoio aos pilotos como a conquista do título por equipas, um objectivo que assumimos depois de três épocas em que nos mantivemos na luta pela vitória colectiva quase sempre até à ultima corrida”.
Neste quadro, pesou também na decisão de Pedro Couceiro o facto de voltar a ter, como em 1999, o alemão Ralf Kelleners como companheiro de equipa. “É um piloto muito experiente e muito rápido e uma pessoa extremamente afável. Sinceramente, acho que podemos fazer uma boa dupla e dar à PZ Rhein-Oberberg a vitória por equipas”, justifica.
Em termos estritamente individuais, Couceiro quer “começar da melhor maneira possível”, já este domingo de Páscoa, quando no autódromo Enzo e Dino Ferrari alinhar na primeira das 11 jornadas da Porsche Supercup. Conhece bem o circuito, que lhe traz boas recordações — “Há dois anos, saí de lá na liderança do campeonato, depois da pole position e do 2º. lugar na prova anterior, na Austrália...” —, e confessa-se animado por um “espírito de vitória” que raramente tem conhecido desde que, há quatro anos, deixou a F3000. Para trás, definitivamente, ficam três anos de resultados pouco compatíveis com a sua ambição e rapidez: 15º. em 1998, no seu ano de estreia no campeonato internacional promovido pela marca de Estugarda; 9º. em 1999, em que na primeira metade da época apareceu regularmente nos primeiros cinco lugares da tabela classificativa; e 15º., de novo, em 2000, um ano azíago para o piloto, que se sentiu prejudicado pelas novas misturas de borracha que a Pirelli, fornecedor exclusivo de pneus a todos os participantes, foi introduzindo ao longo da temporada.
Esta época “vai ser diferente”, confia o piloto de Lisboa. O calendário de provas é praticamente igual ao do ano passado, abrange 11 eventos, todos eles previstos para ter lugar entre o warm up e a corrida de outros tantos grandes prémios de Fórmula 1. As primeiras 10 corridas disputam-se na Europa, estando a última aprazada para a pista de Indianápolis, a 30 de Setembro.
• COUCEIRO NUM PLANTEL DE LUXO
Para além de Couceiro e de Ralf Kelleners, alinharão na nona edição da Porsche Supercup alguns pilotos de primeiro plano do automobilismo europeu, como é o caso dos alemães Sascha Massen, Oliver Mathai, Marco Werner e Jörg Bermeister, do francês Stéphane Ortelli e do italiano Alessandro Zampedri. Estes são, à partida, os mais fortes candidatos a suceder ao tetracampeão holandês Patrick Huisman, que este ano trocou a Porsche Supercup pelo DTM.
A temporada que agora arranca, no autódromo Enzo e Dino Ferrari, com uma corrida integrada no programa oficial do Grande Prémio de San Marino de F1, tem o seguinte calendário:
• 1ª. corrida - GP de San Marino - Imola: 13 a 15 de Abril;
• 2ª. corrida - GP da Catalunha - Barcelona: 27 a 29 de Abril;
• 3ª. corrida - GP da Áustria - A1 Ring: 11 a 13 de Maio;
• 4ª. corrida - GP do Mónaco - Monte Carlo: 25 a 27 de Maio;
• 5ª. corrida - GP da Europa - Nürburgring: 122 a 24 de Junho;
• 6ª. corrida - GP de Inglaterra - Silverstone: 13 a 15 de Julho;
• 7ª. corrida - GP da Alemanha - Hockenheim: 27 a 29 de Julho;
•8ª. corrida - GP da Hungria - Hungaroring: 17 a 19 de Agosto;
• 9ª. corrida - GP da Bélgica - SPA Francorchamps: 31 de Agosto a 2 de Setembro:
• 10ª. corrida - GP de Itália - Monza: 14 a 16 de Setembro;
• 11ª. corrida - GP dos EUA - Indianápolis: 28 a 30 de Setembro.
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2001.04.10
 
 
   
 
 
     
 
 
 
 
 
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