Texto  
 
 
 
UM PORTUGUÊS ENTRE OS DEZ MELHORES DO MUNDO  
2003-10-26  
O piloto nacional Filipe Albuquerque conseguiu esta tarde no circuito internacional de Sarno-Itália mais um brilhante resultado para a sua carreira. Ao ser 10º classificado no Campeonato do Mundo de Fórmula A, a Fórmula 1 do Karting Mundial, Albuquerque mostra estar entre os melhores pilotos mundiais da especialidade.

Com um sábado intenso de provas de qualificação, provas estas de selecção para a final do mundial que se realizou esta tarde, o piloto desde cedo mostrou puder estar entre os primeiros

Nas duas primeiras “mangas” de sábado Filipe Albuquerque foi 9º e 11º, respectivamente, mas na última das provas de selecção um pequeno incidente atirou-o para a 14ª posição, facto que levou o piloto a ter de disputar a “manga” de repescagem.

Albuquerque partiu para esta “manga” de repescagem na 8ª posição, mas o seu forte andamento permitiu-lhe levar de vencida esta dura prova e, ao terminar vencedor, conseguiu acesso à Final, facto verdadeiramente extraordinário.

Para a pré-final, prova que ditaria a grelha de partida da Final do Mundial, o piloto de Coimbra arrancou num modesto 29º lugar, mas o forte andamento imposto ao longo das 13 voltas fez com que terminasse na 15ª posição, o que deixou o piloto muito confiante.

A final foi disputada em 20 voltas e foi palco de uma verdadeira “Prova dos Campeões”, pois o nível de andamento imposto pelos pilotos foi desde o início verdadeiramente alucinante.

Após uma corrida de muita luta, e onde os pneus Dunlop não lhe permitiram fazer melhor, Albuquerque logrou alcançar o “Top Ten”, o que veio compensar o empenho que o piloto mostrou ao longo de todo o fim de semana.
A festa na equipa CRG, da qual o Português é piloto oficial, foi ainda maior, pois pela terceira vez consecutiva o construtor italiano sagrou-se Campeão Mundial.

O Neo-Zelandês Cuningham levou para casa o tão desejado título de Campeão do Mundo e junta-se a nomes tão sonantes do Desporto Motorizado Mundial como: Danillo Rossi, Ricardo Patrese ou Alain Prost.

A finalizar, relevo para os outros portugueses em prova, Duarte Costa, Pedro Petiz e Bernardo Sousa, que apesar de não terem atingido a final representaram muito bem as cores nacionais.

Filipe Albuquerque no final da prova:

“Sabia puder estar entre os melhores, mas após aquele incidente na última prova de qualificação comecei a ver as coisas mais complicadas!”

“Fui o melhor classificado com pneus Dunlop e se é verdade que isso não me dá um título, certo que solidifica e muito a minha relação com o construtor japonês”

“Estar entre o Top Ten dos pilotos mundiais de Karting é uma honra e espero puder aproveitar bem este marco da minha carreira”

Após se ter sagrado Vice-Campeão Europeu em 2002, Filipe Albuquerque tornou-se piloto oficial do maior construtor mundial de Karts, a CRG, e também piloto de fábrica do construtor nipónico de pneumáticos – Dunlop.

Para 2004, Albuquerque tem já em mãos contrato com a CRG para repetir os Europeus e Mundiais da especialidade.


Mais informações e fotos em WWW.PNC.PT
 
 
   
 
 
     
 
 
 
 
 
Copyright PNC 2007-2020 Implementação: B-Way   Programação: AltoDébito