Texto  
 
 
 
COUCEIRO-PAIS DO AMARAL COM UM 5º. LUGAR E UMA VOLTA MAIS RÁPIDA NA CATEGORIA GTB  
2001-05-06  
A dupla portuguesa Pedro Couceiro-Miguel Pais do Amaral, num Porsche 996 GT3, classificou-se hoje, domingo, no 5º. lugar da categoria GTB na primeira das duas corridas da jornada de abertura do 3º. Campeonato de Espanha de GTs, que decorreu no fim-de-semana no circuito madrileno de Jarama. A este honroso resultado juntou-se o melhor tempo dos treinos (1m38,194s) e a volta mais rápida na corrida (1m39,824s), por intermédio de Couceiro, o piloto profissional da equipa.
Na segunda corrida, porém, a sorte não acompanhou os únicos portugueses inscritos na categoria GTB, cujos carros, em teoria, são menos performantes que os da categoria GTA. A quebra do cardan traseiro do lado esquerdo do Porsche, quando estavam decorridas 19 das 27 voltas programadas, ditou o afastamento prematuro da dupla lusa, numa altura em que Pedro Couceiro estava ao volante do carro inscrito pela DDO e era o 6º. da sua categoria.
Mesmo assim, Couceiro e Pais do Amaral partilham da mesma opinião e acham que “foi uma estreia positiva”. Com um pouco mais de “experiência de trabalho em conjunto e adaptação ao carro” por parte de Miguel Pais do Amaral, que em Jarama fez a sua primeira prova ao volante de um GT da actualidade, talvez fosse possível “chegar ao pódio”, como Couceiro perspectivou após a qualificação. Todavia, salientou o piloto lisboeta aos jornalistas, “esse objectivo irá ser atingido mais corrida menos corrida”, porque “temos um carro competitivo e o Miguel está cada vez mais motivado e a render mais”. Couceiro, aliás, está convencido que “tinha condições para repetir o 5º. lugar, ou mesmo fazer melhor, na segunda corrida”, se o problema mecânico que ditou a desistência não tem surgido. “A corrida foi muito competitiva e confusa, cheia de toques e ultrapassagens arriscadas. São muitos carros em pista ao mesmo tempo e todos querem ganhar. No meu turno de condução, houve um Marcos que bateu forte no nosso Porsche e é muito provável que fosse esse toque a ditar a nossa sorte. Agora só nos resta trabalhar para fazer melhor na próxima prova, já daqui a três semanas”, afirmou Couceiro.
Entretanto, as primeiras vitórias \"à geral\" da temporada foram conquistadas pelos espanhóis Jesus Diez Villarroel-Manuel Rosado (Porsche 911 GT2), na primeira corrida, e pelos campeões em título, Miguel Ángel de Castro-Balba González Camino (Jaguar Lister), na segunda. Na categoria GTB, por seu lado, os mais rápidos foram Hans Fertel-Leandro Guimard (Porsche 996 GT3) e Victor Fernandez-Javier Mora (Lamborghini Diablo SV).
Da prestação dos pilotos portugueses envolvidos na 3ª. edição do Campeonato de Espanha de GTs é de salientar o 6º. lugar obtido na duas corridas pelos irmãos Manuel e Pedro Mello Breyner, num Porsche 911 GT2, da categoria GTA, enquanto Ni Amorim, que dispõe de um carro idêntico e faz equipa com o espanhol Juan Jose Abia de la Torre, se ficou pela 14ª. posição em ambas. Por seu lado, Manuel Monteiro e Michel Monteiro, também num Porsche 911 GT2, averbaram o 20º. e o 7º. lugares. Bernardo Sá Nogueira, que em Jarama esteve aos comandos de um Porsche 996 GT3-R e faz dupla com Miguel Iacovacci, melhorou do 24º., na corrida inicial, para o 17º. posto, na segunda corrida.
A próxima prova do Campeonato de Espanha de GTs, que compreenderá, igualmente, a disputa de duas corridas, está marcada para o circuito de Valência, nos próximos dias 26 e 27.

Classificações:

Primeira corrida

Categoria GTB — 1ºs. — H. Fertel-L. Guimard (Porsche 996 GT3), 26 voltas em 50m12,638s, à média de 119,865 km/h; 2º. J. D. Mata (Ferrari 360 Modena Challenge), 50m28,150s; 3º. V. Fernandez-J. Mora (Lamborghini Diablo SV), 50m43,129s; ...; 5ºs. Pedro Couceiro-Miguel Pais do Amaral (Porsche 996 GT3), 50m47,865s.

Geral — 1ºs. J. D. Villarroel-M. Rosado (Porsche 911 GT2), 27 voltas em 50m11,883s, à média de 124,507 km/h; 2ºs. P. Orti-W. Kaufmann (Porsche 911 GT2), 50m48,795s; 3ºs. M. Castro-B. Camino (Jaguar Lister), 51m04,363s; …; 6ºs. M. M. Breyner-P. M. Breyner (Porsche 911 GT2), 51m37,608s; …; 12ºs. Pedro Couceiro-Miguel Pais do Amaral (Porsche 996 GT3), 50m47,865s; ...; 14ºs. A. de la Torre-Ni Amorim (Porsche 911 GT2), 50m50,752s; …; 20ºs. M. Monteiro-M. Monteiro (Porsche 911 GT2), 51m19,750s; ...; 24ºs. M. Iacovacci-B. Sá Nogueira (Porsche 996 GT3-R), 50m41,297s. (Classificaram-se mais três concorrentes).

Segunda corrida

Categoria GTB — 1ºs. V. Fernandez-J. Mora (Lamborghini Diablo SV), 26 voltas em 46m06,009s, à média de 130,553 km/h; 2ºs. H. Fertel-L. Guimard (Porsche 996 GT3), 46m06,583s ; 3º. J. D. Mata (Ferrari 360 Modena Challenge), 46m15,663s.

Geral — 1ºs. M. Castro-B. Camino (Jaguar Lister), 27 voltas em 45m51,335s, à média de 136,297 km/h; 2ºs. D. Dupuy-M. Barbany (Viper GTS-R), 45m53,268s; 3ºs. J. D. Villarroel-M. Rosado (Porsche 911 GT2), 46m13,087s; …; 6ºs. M. M. Breyner-P. M. Breyner (Porsche 911 GT2), 47m21,542s; 7ºs. M. Monteiro-M. Monteiro (Porsche 911 GT2), 46m04,628s; …; 14ºs. A. de la Torre-Ni Amorim (Porsche 911 GT2), 46m36,844s; …; 17ºs. M. Iacovacci-B. Sá Nogueira (Porsche 996 GT3-R), 46m15,479s. (Classificaram-se mais sete concorrentes).
 
 
   
 
 
     
 
 
 
 
 
Copyright PNC 2007-2020 Implementação: B-Way   Programação: AltoDébito