Texto  
 
 
 
Armando Parente Campeão da Formel Masters  
2008-10-26  
Armando Parente sagrou-se, hoje, campeão alemão da Formula ADAC Masters. Um resultado notável para o jovem piloto nacional – o único português a conquistar um título internacional este ano – não só pelo facto de ter sido conquistado na época de estreia em monolugares, mas também por ter sido obtido numa competição que já coroou nomes como Sebastian Vettel, Nico Rosberg, Timo Glock, Christian Klien e Adrian Sutil, todos eles jovens pilotos de Fórmula 1.

Há mais uma estrela nacional que emerge no panorama do automobilismo mundial. Tem apenas 19 anos de idade, dá pelo nome de Armando Parente e, hoje, na pista de Hockenheim sagrou-se Campeão Alemão da Formula ADAC Masters, uma das mais competitivas disciplinas de monolugares que se disputam na Europa, como o prova o facto de cinco dos actuais pilotos que militam na Fórmula 1 lá terem despontado.

Instantes depois da consagração, Armando Parente ainda tinha dificuldade em exprimir o que sentia: “Não tem explicação... É a concretização de um sonho, o resultado de muito trabalho e o colorário de uma época difícil, com bastantes dificuldades. Mas acima de tudo é um sentimento de muito felicidade. Em função da vantagem pontual que cheguei a conquistar, em muitas provas fui obrigado a abdicar da luta pela vitória, mas agora estou certo que essa foi a melhor estratégia”.

Apesar da pista de Hockenheim ter sido o palco da consagração, as duas corridas do fim-de-semana até podiam ter sido mais favoráveis a Armando Parente. Na primeira, o piloto nacional não conseguiu melhor do que a 14ª posição, “depois de ter sido obrigado a partir com pneus slick. Mas como o meu principal adversário partiu nas mesmas condições, os dois acabámos por não pontuar”. Com 15 pontos de vantagem, Armando Parente encarou a segunda corrida com tranquilidade, “porque para além de partir da ´pole position´ sabia que me bastava um sexto lugar para me sagrar campeão. Devido a um problema na electrónica do motor, perdi duas posições no arranque e nas voltas que se seguiram estava a gerir o resultado. No entanto, a corrida foi fértil em incidentes para alguns pilotos, nomeadamente para o meu mais directo adversário, daí que quando recebi a informação de que rodava bastante atrasado, ataquei bastante e ainda consegui chegar ao segundo lugar, na sequência de três voltas finais verdadeiramente alucinantes”.
 
 
   
 
 
     
 
 
 
 
 
Copyright PNC 2007-2020 Implementação: B-Way   Programação: AltoDébito