Texto  
 
 
 
Excelente corrida para Gião & Couceiro  
2007-06-24  
A quarta jornada do Campeonato de Espanha de GT que este fim-de-semana tem lugar em Albacete está, até ao momento, a correr de feição à dupla Manuel Gião e Pedro Couceiro. Com o objectivo de recuperar a liderança do Campeonato, Gião e Couceiro registaram nos treinos cronometrados o sétimo e quinto lugares. Durante a tarde realizou-se a primeira corrida, e o resultado não poderia ter sido melhor, conseguiram o quarto lugar. Para a segunda prova, que irá ter lugar amanhã, a ambição passa por garantir um lugar no pódio.

A estratégia para este fim-de-semana obrigava a sacrificar um pouco o resultado da qualificação para melhor poder explorar a corrida: “Poupámos pneus em detrimento da qualificação a pensar na corrida e parece que isso deu os seus frutos. A sair do sétimo lugar da grelha, e com o ‘handicap’ que tínhamos, resultado da prova anterior, não nos esperavam facilidades. Sobretudo, porque esta pista, para além de não ser favorável aos Ferrari, também não é facilitadora para as ultrapassagens. Mas, mesmo assim, estávamos muito determinados e conseguimos um resultado que nos permite acreditar que vamos recuperar a liderança do Campeonato”, explicou Pedro Couceiro.

Couceiro, foi o primeiro em pista durante a corrida de abertura do fim-de-semana: “Fiz um turno mais curto do que é habitual e que resultou em pleno. Procurei poupar os pneus ao máximo para que o Manuel pudesse explorar todo o potencial do carro. Entreguei-lhe o Ferrari no sexto posto”, disse.

Depois, coube a Manuel Gião o resto do trabalho, que os levaram ao quarto lugar final: “O carro estava óptimo e os pneus em bom estado, o que facilitou o meu trabalho. Contudo, numa pista tão complicada para as ultrapassagens, sabia que tinha de arriscar. Dei o tudo por tudo, pois o nosso objectivo é sair de Albacete novamente em primeiro lugar do Campeonato”, disse Gião confiante na corrida de amanhã.

Para a corrida de Domingo, toda a estratégia estava minuciosamente delineada para que Manuel Gião e Pedro Couceiro recuperassem a liderança do Campeonato de GT Espanha este fim-de-semana em Albacete. No entanto, esse objectivo viria a ficar por terra, quando na segunda corrida desta jornada, realizada hoje, a dupla do Ferrari 430 GT2 não foi além do terceiro lugar do pódio, devido a uma falha da equipa, que obrigou os pilotos a permanecerem mais 10 segundos do que o obrigatório nas boxes, a quando da mudança de pilotos.

A insatisfação de Gião e Couceiro era notória, mesmo que o terceiro lugar do pódio seja considerado uma boa classificação: “Estávamos a trabalhar para ganhar a corrida. Quando entreguei o carro ao Pedro, ocupávamos o terceiro posto e muito próximos dos pilotos da frente. O Pedro estava preparado para pressionar os adversários à nossa frente a cometer erros e ascender lugares. Contudo, uma falha da equipa na contabilização do número de segundos de ‘handicap’ obrigou-nos a permanecer mais 10 segundos do que estava previsto”, explicou Manuel Gião.

Desta feita, quando Couceiro entra em pista, a sua posição estava muito abaixo do que deveria: “Caímos para o sétimo posto e aí percebemos que algum erro tinha sido cometido. Erro esse que foi prontamente assumido pela equipa. Óbvio que quando estamos a lutar pelo título este tipo de situações não podem, de forma alguma, acontecer. Mas aconteceu. Não conseguimos atingir o nosso objectivo de passar para a frente do Campeonato, mas também não nos damos por vencidos”, disse Pedro Couceiro.

Faltam ainda disputar quatro provas esta temporada, pelo que em termos de pontuação tudo é possível: “Não vamos deitar a toalha ao chão. E estamos confiantes que vamos conseguir dar a volta aos resultados. Pensamos que daqui para a frente a equipa vai estar ainda mais atenta aos pequenos detalhes e se tudo correr bem, teremos todas as condições para chegar ao primeiro lugar. É com isso em mente que vamos continuar a trabalhar”, referiram os pilotos determinados em dar o tudo por tudo nas últimas jornadas do Campeonato.

Resultados da Segunda Corrida:
1º Peter Sundberg/Domingo Romero
2º Miguel P. Amaral/Miguel de Castro
3º Manuel Gião/Pedro Couceiro

Classificação do Campeonato após a Segunda Corrida:
1º Peter Sundberg/Domingo Romero com 122 pontos
2º Manuel Gião/Pedro Couceiro com 106 pontos

 
 
   
 
 
     
 
 
 
 
 
Copyright PNC 2007-2020 Implementação: B-Way   Programação: AltoDébito